segunda-feira, 7 de setembro de 2009

IdeiasNet (IDNT3) - breve estudo




Os papéis da IdeiasNet (IDNT3), desde o seu topo histórico nos 10,02, atingido em 06/Nov/2007, vêm seguindo uma Linha de Tendência de Baixa (LTB); atingiu o “fundo do poço” no dia 10/out/2008 com a cotação de 1,40. A partir desse ponto, apresentou uma reação que levou sua cotação ao nível dos 2,**; ficou em uma congestão de aprox. 06 meses (de out/08 à abr/09) quando passou a subir gradualmente, chegando próximo aos 3,** em junho/09. Desde então, tem mantido esse valor como um forte suporte.
O ativo tem apresentado, frequentemente, fortes valorizações que surgem após algumas semanas de congestão, em que aparecem figuras caracterizadas por triângulos ascendentes e/ou simétricos (aprox. 05 vezes este ano).


Observando o gráfico diário de IDNT3, podemos verificar a formação de mais um triângulo simétrico, cujos candles já avançam muito próximo ao seu vértice; as flutuações já estão estreitas e o volume está diminuindo. Caso siga o previsto para esse tipo de figura, o ativo tem que romper uma das linhas, acompanhado de grande aumento no volume, contribuindo para dar impulso ao movimento.


No gráfico semanal, verifica-se que a LTB que vem desde o final de 2007 está praticamente coincidindo com a linha superior do triângulo; esse detalhe é relevante, no sentido que se configura como uma importantíssima resistência, e que poderá pressionar as cotações para baixo. Além disso, nos dois últimos topos (no semanal) ocorreu divergência de alta relativa ao IFR e EL, pois estes diminuíram enquanto as cotações aumentaram. Esse fato aponta que o último topo não apresentou tanta força quanto o anterior, provocando dúvidas quanto à real possibilidade de nova alta neste próximo movimento.
No gráfico diário, surgiu na sexta um Doji (sinal de indefinição), e a cotação parou logo abaixo das MMe 7 e 21; no gráfico semanal, está acima das MMe 7/21/50/200.
Considerando todos os fatores analisados, verifica-se que IDNT3 é um ativo que merece atenção nesta semana. Para aqueles que suportam um grau de risco maior, pode valer uma entrada na expectativa de rompimento do referido triângulo (o que poderia levar à projeção dos 4,2* aprox.). O stop ficaria logo abaixo da mínima do dia 17/ago, nos 3,25.

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

2 comentários:

Fabrício (Cabra) disse...

É isso aí Alexandro, vou ficar de olho. Parabéns pela análise!

Abraço!

Anônimo disse...

Fala, Fabrício!
Valeu pela visita!
Estou sempre de olho, também, nas suas dicas lá no Blog.
Abraço!
Alexandro

Google Analytics Alternative