quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Ibovespa: por enquanto, acima dos 60.000...


  • No período da manhã o dia começou de forma positiva nos mercados; porém, à tarde as bolsas dos EUA, acompanhadas da Bovespa iniciaram uma correção mais ligada à realização de lucros, pois o noticiário econômico apresentou dados cujos resultados estavam dentro do esperado pelos analistas.
  • O Ibovespa fechou negativo com leve queda de -0,28%; o problema é que deixou um típico candle de topo, uma Shooting Star, que necessita ser confirmado amanhã; sinaliza provável esgotamento do atual movimento (ao menos no curto prazo) e possível reversão. O Índice chegou a marcar nova máxima no ano, no intraday, passando o nível dos 61.000 pontos, mas os vendedores estavam do lado mais forte, derrubando os preços dos ativos em uma realização que já se mostra iminente.
  • Amanhã será mais um dia que promete volatilidade nos mercados mundiais, em virtude do vencimento de contratos de índices futuros, opções de índices de ações e opções de ações nos EUA. Na segunda-feira, evento semelhante ocorrerá na Bovespa.
  • O volume financeiro totalizou R$ 6,68 bilhões, acima da média; ainda está acima da LTA de junho e das médias móveis de curto prazo (no gráfico de 15min já está abaixo). O IFR e o EL, em área de sobrecompra, já apontam para baixo, próximos de um cruzamento na venda.
  • Ainda há dúvidas quanto à correção de hoje: pode ser apenas uma breve realização, em virtude das últimas altas, com o Índice lateralizando nos próximos dias para ganhar fôlego; ou o início de um movimento descendente mais forte, que poderá levar as cotações até um teste nos últimos suportes importantes (57k e depois 55k). A verdade é que o mercado apenas aguarda uma notícia ou resultado ruim para justificar uma queda mais forte...

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative