segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Ibovespa: renovando a máxima do ano...


  • O dia começou negativo nos mercados mundiais, à exceção de Xangai; os mercados reagiram desfavoravelmente às notícias de que os Estados Unidos decidiram aplicar sobretaxa de 35% sobre as importações de pneus da China; além disso, Joseph Stiglitz, Nobel de Economia, falou que os problemas dos bancos ao redor do mundo são maiores do que aqueles enfrentados antes da quebra do Lehman Brothers, visto que mais instituições financeiras importantes podem falir, conforme entrevista à rede televisiva Bloomberg.
  • O Ibovespa iniciou em queda, mas recuperou-se na parte da tarde, dando uma arrancada no final do pregão e emplacando nova máxima no ano, mantendo-se acima do nível dos 58.000 pontos; fechou com +0,86%.
  • O problema foi o volume, inferior ao normal e o tipo de candle deixado: um Hanging-man (Homem enforcado), que ao aparecer em um topo pode sinalizar eventual mudança de tendência e esgotamento do movimento ascendente. Apesar de tudo, as Bandas de Bollinger abriram mais ainda, com a banda superior seguindo para o alto; o IFR e o EL apontam levemente para o alto, mas já estão entrando em área de sobrecompra.
  • Se o clima positivo persistir nos mercados, o Índice poderá testar o nível dos 60.000 pontos nesta semana.

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative