segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ações: o que é preciso saber para começar a investir?


O conteúdo abaixo é oferecido pelo Marcos Paulo, representante do site Finanças Práticas, em uma parceria com o Blog. Contém algumas respostas para perguntas básicas de investidores iniciantes, que têm interesse no mercado acionário.

"Investir em ações tem se tornado cada vez mais popular entre os pequenos investidores, o que prova que os brasileiros sentem-se mais seguros para explicar esta alternativa de investimento.

Entretanto, o mercado ações exige entendimento e dedicação. É preciso conhecer todas as características, antes de colocar o dinheiro para trabalhar.

A seguir, uma lista disponível no site Finanças Práticas com algumas dúvidas freqüentes entre os iniciantes no mercado, de acordo com a Bovespa. Vale ficar atento às respostas antes de optar pelo investimento.

1. Qual a melhor forma de escolher em que ações investir?

Para escolher as ações, o investidor deve ponderar três critérios: liquidez (facilidade de vender a ação quando quiser resgatar), retorno (possibilidade de ganhos) e risco (possíveis perdas). A combinação desses três elementos, a critério do investidor, definirá em quais ações aplicar.

- Segue abaixo...

2. Quais são os tipos de ações?

As ações são divididas em:

Ordinárias (ON): que concedem o direito de voto nas assembléias da empresa;

Preferenciais (PN): que oferecem preferência no recebimento de resultados ou no reembolso do capital em caso de liquidação da companhia. Entretanto, as ações preferenciais não concedem o direito de voto, ou o restringem.

3. Qual o valor mínimo para começar a investir em ações?

Não existe um valor mínimo exigido para investir na Bolsa. Isso varia em função do preço das ações que se deseja comprar e até mesmo da Corretora que você escolher.

4. Existe um prazo mínimo para se ficar com uma ação?

Não há prazo mínimo nem máximo para se manter uma ação. Se desejar, você pode vender a ação no mesmo dia em que a comprou, realizando um day trade.

5. O que é day trade?

Fazer um day trade significa comprar e vender, no mesmo dia, a mesma quantidade de títulos de uma empresa, utilizando para isso a mesma Corretora e também o mesmo Agente de Compensação.


Finanças Práticas é um consultor de finanças pessoais on-line que ajuda todo mundo de uma forma bem simples, pois apresenta situações do cotidiano."

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative