sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Ibovespa: volume reduzido na alta de hoje...



- Os indicadores econômicos divulgados no exterior deram a tônica quanto à volatilidade nos pregões. Em setembro, a confiança do consumidor norte-americano apontou 73,5 pontos, acima do esperado de 70,5 pontos, enquanto o número de pedidos e entregas de bens duráveis feitos à indústria norte-americana em agosto veio pior que o esperado. Além disso, projeções de balanços corporativos, com foco para o setor de tecnologia, contribuíram para o fechamento negativo dos mercados dos EUA.
- Por aqui, o Ibovespa alternou variações positivas e negativas, fechando com leve valorização de +0,52%, ainda mantendo-se acima dos 60.000 pontos. O volume financeiro foi de R$ 3,98 bilhões, bem abaixo da média, o que mostra cautela dos investidores quanto ao rumo do Índice.
- Leve divergência dos osciladores, com o IFR já ensaiando uma inflexão para o alto, enquanto o EL ainda aponta para baixo. As Bandas de Bollinger fechando ainda mais, indicando a probabilidade de um movimento mais forte na semana que vem. Fechou praticamente em cima da MMe7.

Veja abaixo a agenda semanal prevista e o gráfico do Dow Jones:


- A próxima semana conta com dados importantes a serem divulgados tanto no Brasil como no Exterior. No Brasil, o destaque pelo lado da atividade é a produção industrial de agosto do IBGE, em que os indicadores antecedentes apontam para nova alta da produção. Merecem atenção as notas à imprensa do Banco Central de Política Monetária e Operações de Crédito e a de Política Fiscal, ambas de agosto. Teremos também a balança comercial e a sondagem à indústria, ambos de setembro. Pelo lado da inflação o destaque é IGP-M de setembro.
- Nos EUA, o principal indicador é o payroll de setembro, que mostra a variação na folha de pagamento e a taxa de desemprego de setembro. Na terça será divulgado o índice ADP de variação de emprego que é tido como uma prévia do payroll. Outros destaques da semana são a revisão final do PIB do segundo semestre e o índice de confiança do consumidor do Conference Board. Na área da habitação será divulgado o índice de preços de casas Case Shiller e a venda de casas pendentes de agosto. Também merecem atenção renda e gastos pessoais de agosto e o ISM de manufaturados de setembro.
Na Europa, o destaque vai para o CPI estimado, em que é esperado que a deflação ao consumidor seja mantida, e a confiança do consumidor, ambos de setembro. Teremos também o PMI de manufaturados, o PPI de agosto e o indicador de clima de negócios de setembro. Todos os indicadores são referentes à Zona do euro.
- Fonte (agenda econômica): Link Economic Research



- A alta registrada hoje no IBOV não convenceu muito, devido ao baixo volume apresentado; ainda poderá corrigir um pouco mais semana que vem. Alguns ativos já esboçam a possibilidade de uma reação, a ser confirmada no pregão de segunda-feira (até domingo coloco alguns aqui no Blog). A cautela deve predominar nos mercados, e a divulgação de resultados poderá influenciar na volatilidade dos Índices. O IBOV volta a embalar se romper os 62.000 pontos. O Dow Jones deixou um gráfico que sugere mais quedas. No semanal, tanto o DJ quanto o IBOV causam preocupação: dependendo da semana que vem, podem confirmar topo.

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative