domingo, 27 de setembro de 2009

Swing, Position e Day Trade

Os conceitos de Swing, Position, e Day Trade para aqueles que ainda não estão familiarizados com esses termos:

Swing Trade, por Atirlone, no InvestBolsa

- Swing Trade é uma operação rápida, contra tendência e com expectativa de lucro forte. Operações de swing trade são ideais para os ativos que tenham volatilidade e liquidez. Uma operação de swing trade tem em média de 2 a 7 úteis, porém podem chegar até a 10 dias úteis, ou seja, são trades de curto prazo. Portanto, o objetivo do swing trader é fazer ganhos expressivos (de 2 a 10%) em prazos curtos, se aproveitando da volatilidade do papel, recuperação do papel, ou mesmo especulação, entre outros fatores.

Veja abaixo a continuação do post, com o complemento a respeito do Swing Trade, e os demais conceitos:


- Aos investidores iniciantes, vale frisar que antes de se aventurar pelas operações de swing trade, é importante algum treino e estudo. Tão importante quanto isso, é ter disciplina (sempre) para ter sucesso com esse tipo de operação, pois é preciso seguir a risca o momento de entrada e saída do papel. Lembrando que o stop deve ser sempre usado e respeitado em todas as operações de swing trade, pois incrementar o lucro é também limitar as perdas maximizando os rendimentos. Se o preço do ativo atingir o stop, isso significa que você errou no trade,e portanto, deve sair da operação, sendo que jamais o stop deve ser baixado ou tirado.

- O sucesso nessas operações se dá devido a eventuais variações atípicas dos ativos, motivados por qualquer tipo de influência, como a divulgação de fatos relevantes ou até mesmo movimentos especulativos, porém com movimentos exagerados. Pode-se citar o exemplo, também, de sucesso nesse trade em situações em que os ativos caíram fortemente nos últimos dias, sem aparente motivo, para que possa comprá-los com a expectativa de uma forte volta aos preços médios

- O swing trade pode ser feito tanto através da análise gráfica como através da análise fundamentalista. O objetivo principal deste tipo de trade são os ganhos rápidos, sendo uma estratégia muito atrativa em momentos de baixa na bolsa.

Position Trade, por InvestEducar

- Position Trader é o tipo de investidor que espera a valorização dos seus ativos para um prazo longo, e por isso esse tipo de investidor carrega suas posições por um período longo.
O termo em inglês pode ser traduzido por operador de posição, que significa que ele está sempre posicionado, parado com os mesmos papéis em carteira.

- Em contabilidade, prazos longos são entendidos como prazos maiores do que um ano. O position trader pode não só manter um ou dois anos, mas também por cinco, dez ou vinte anos, ao seu desejo, à medida que sua carteira esteja bem valorizada.

- O position trader normalmente utiliza a analise fundamentalista para basear as suas decisões e eventualmente a análise técnica. Ainda que esta estratégia exige poucos movimentos no mercado (as vezes é possível ficar por anos sem trocar qualquer ativo da carteira), o position trader nem por isso deixa de sempre monitorar notícias e checar relatórios das empresas que possui.

- Movimentos bruscos e de pouca duração não costumam influenciar as posições do position trader, uma vez que o seu interesse é nos movimentos de longa duração.

Day Trade, conceito disponível no site da Bovespa e Wikipédia

- Fazer um day trade significa comprar e vender, no mesmo dia, a mesma quantidade de títulos de uma empresa, utilizando para isso a mesma Corretora e também o mesmo Agente de Compensação. Exemplo: você compra ou vende um certo número de ações por um preço, acompanha a variação da cotação daquele papel ao longo do dia e inverte a posição vendendo ou comprando no mesmo dia. E a diferença do preço de compra para o preço de venda, multiplicado pela quantidade das ações (considerando também as taxas da operação e os impostos), é o resultado do day trade.

- O investidor profissional de day trading é chamado de day trader. A profissão surgiu com o estabelecimento de bolsas eletrônicas (como a NASDAQ, primeira sessão em 1971) e de plataformas de negociação acessíveis pela internet (ver por exemplo o sistema Homebroker da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo), sendo que day trading também é aberto para pessoas privadas.

- Day trading é uma operação especulativa de alto risco podendo trazer altos ganhos, mas também altos prejuízos ao investidor.


Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative