sábado, 19 de setembro de 2009

Sparta Cíclico FIM



Em mais um episódio que trata sobre fundos de investimento que costumo acompanhar, agora uma breve análise pessoal sobre o polêmico Sparta Cíclico FIM, administrado pela Sparta Gestora de Recursos.
A Sparta, aliás, é uma administradora de recursos independente que investe, desde 1993, nos mercados futuros de mercadorias e ações.
O Cíclico é um Fundo que teve seu início no ano de 2005, e até 2008 apresentou rentabilidade anual impressionante, tendo atingido o seu ápice em 2007, com 244,9%.
É um tipo de fundo que apresenta variações extremas, tanto positivas quanto negativas. Como exemplo pode-se citar o mês de janeiro/2008, com -27,8%, e o mês seguinte com +61,8%. Particularmente nesse caso, foi decorrência da variação do preço do Boi que, à época, sofreu grandes variações no mercado internacional, e foi objeto de apostas de boa parte dos recursos do Fundo.
Por esse e outros exemplos, mas principalmente devido à sua valorização muito atrativa, até mesmo comparado a outros Fundos Multimercado e de Ações Alavancado, gerou muitas desconfianças por parte de investidores. Até hoje, existem comunidades em Fóruns (Investidor Agressivo e Infomoney, como exemplos) da Internet que se propõem a discutir as suas vantagens, características e riscos. Uma pessoa que realiza boa divulgação e costuma recomendar o Sparta é o Valmir Duarte Costa, do site Fundos.com, realizando inclusive palestras online com o Gestor do Sparta: Victor Abou Nehmi Filho. O Victor, aliás, é uma das maiores autoridades no país no assunto de Mercados Futuros Agrícolas e de Boi; chamado de "Buffet Brasileiro" das Commodities Agrícolas. Segundo ele, o objetivo de rentabilidade do Fundo a cada ano é de 30% de valorização.

Na sequência, mais informações e detalhes:

O BNY Mellon é o administrador e gerenciador do nível de risco e alavancagem dos fundos da Sparta.
O valor para investimento inicial, R$ 10.000,00, atrai tanto grandes quanto pequenos investidores. A taxa de administração de 4,00% ao ano pode ser considerada alta por alguns.
O fundo atua em vários mercados, entre eles: petroleo, milho, café, soja, açucar, bolsa, dólar; e trabalha tanto na compra quanto na venda, o que permite flexibilidade nos mercados em que atua. Em 2008, apesar de queda generalizada no mercado de ações, o Sparta fechou o ano com +116,3%. Devido à atuação do BNY Mellon no gerenciamento de risco, as grandes variações de tempos atrás serão muito difíceis de se repetir (para alívio ou frustração de alguns).
Apesar de seu desempenho em 2009 (ainda está negativo, com quase -5,00% até esses dias) não deixa de ser uma opção para diversificar o capital, sendo indicado àqueles que têm maior apetite e suportam variações negativas. Se o objetivo anual do Gestor realmente for atingido, será um campeão de rentabilidade (a questão é que o futuro é incerto e absolutamente nada pode ser garantido).
É uma opção a se considerar, desde que em um horizonte de médio a longo prazo (frase “padrão” quando se trata de ações), pois está sujeito a variações bruscas, positiva ou negativa, que podem afetar seriamente o humor do investidor no curto prazo.
Fonte das tabelas e gráficos: AE Investimentos e Sparta Smart AAI




Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative