terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ibovespa: segue indefinido...


- A divulgação de dados abaixo do esperado para a confiança do consumidor norte-americano, além de baixa das commodities acabaram pressionando os mercados em Wall Street e na Europa.
- Por aqui, o Ibovespa sofreu durante o pregão, mas ao final teve alguma recuperação, fechando o dia com -0,13%; deixou mais um doji. O volume financeiro foi de R$ 4,53 bilhões, ainda abaixo da média, mostrando que não há movimento de novos investidores no atual momento.
- Há leve divergência no IFR e o EL caracterizando bem a indefinição que ronda o mercado; por enquanto seguem relativamente aliviados, à espera de um movimento mais forte. As Bandas de Bollinger seguem estreitas, com leve inflexão para o alto.
- Com os volumes baixos apresentados nestes últimos pregões, o IBOV segue a tendência dos mercados externos; é possível alguma lateralização do Índice por mais algum tempo. O noticiário econômico poderá dar o tom da volatilidade no intraday, até uma definição mais clara quanto ao teste do topo recente, ou a volta aos suportes da semana passada...
- Amanhã nos EUA, sai o ADP Employment, documento que descreve os dados referentes a novos postos criados no setor privado do país em setembro; o Departamento de Comércio norte-americano revela a versão final do PIB e de seu deflator, todos baseados no segundo trimestre, e ainda será apresentado o Chicago PMI referente ao mês de setembro, que mede o nível de atividade industrial na região. Será divulgado ainda o relatório de Estoques de Petróleo norte-americano. Olho vivo...

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Alexandro,
tenho algum entendimento de candlestick, qdo vc diz que o ibov fez um doji, qual é o significado disto? Aproveito a oportunidade para pedir sua opinião sobre o
CCRO3, pois parece que fez fundo e está com boa arrumação Gráfica.
Desda já agradeço.
Ronaldo.

Anônimo disse...

Fala, Ronaldo!
O doji, padrão de candle que ocorre quando o valor de abertura é idêntico (ou próximo) do valor de fechamento, indica momento de indecisão e incerteza; e se ocorrer no topo, ou fundo, de um movimento pode indicar eventual reversão deste.
Sobre CCRO3, ainda não confirmou fundo porque o valor de fechamento não foi maior que a máxima do dia anterior (que fez a cotação mínima dessa queda recente); porém, está bem interessante o gráfico; testou o suporte e reagiu bem; vale observar hoje se manterá o bom volume apresentado, o que pode levar o ativo até o nível dos 31,00.
Abraço.
Alexandro

Google Analytics Alternative