terça-feira, 3 de novembro de 2009

Ibovespa: boa alta, mais uma vez se descolando das bolsas norte-americanas...

  • Dentro do noticiário corporativo, o volume de encomendas à indústria norte-americana aumentou 0,9% em setembro, melhor do que o esperado, e a indústria automobilística emitiu sinais de recuperação em outubro; além disso, Warren Buffett anunciou a aquisição, por meio de sua gestora de investimentos (Berkshire Hathaway), da ferrovia Burlington Northern Santa Fe, por aproximadamente US$ 44 bilhões, e o mercado ligado a commodities reagiu bem. Apesar de tudo, as bolsas norte-americanas apresentaram certa volatilidade com o Dow Jones encerrando o dia com -0,18% e volume dentro da média (está sobrevendido - veja no gráfico).
  • O Ibovespa iniciou o dia no negativo, refletindo a instabilidade externa, mas andou de lado no início da tarde e acabou acelerando o movimento positivo na parte final do pregão, mais uma vez descolando-se das bolsas dos EUA e Europa. Fechou com +1,78%, retomando o nível dos 62k. O volume financeiro, de R$ 6,59 bilhões, foi um pouco acima da média.
  • O IFR e o Estocástico Lento (EL) encontram-se aliviados e voltaram a apontar na direção de um movimento ascendente. As Bandas de Bollinger mantêm-se abertas, levemente inflexionadas para baixo.
  • Observando-se o gráfico do IBOV, é notável que os candles dos últimos quatro pregões estão “encaixotados” entre as MMe21 e 50 (esta última funcionando como suporte, por enquanto); hoje testou aquela resistência, em uma alta superior aos 2%, mas não teve volume suficiente para superá-la (parece que os estrangeiros estão fazendo falta nessas horas). De qualquer forma, o Índice conseguiu romper os 62k e precisa confirmar fundo (fechando acima dos 64.226) para continuar o movimento de alta, vislumbrando o topo no nível dos 67k. Se resolver voltar para baixo, os 60k estão provando ser um bom nível de suporte que, caso venha a ser perdido, levará o Índice diretamente para os 58k.
  • A volatilidade está grande nestas últimas semanas e tanto compras como vendas estão perigosas devido às variações bruscas dos últimos dias em especial. O IBOV ainda não definiu bem a direção que vai tomar: se segue buscando recuperar as perdas recentes ou entra definitivamente em tendência de baixa... ...melhor aguardar um sinal mais claro para se posicionar, de forma a diminuir os riscos...

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative