quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Ibovespa: forte queda, influenciada pelo noticiário externo…

  • Em dia de feriado nos EUA, o fato que marcou o dia foi a notícia de que a empresa de investimentos estatal Dubai World admitiu sua incapacidade para honrar obrigações financeiras. Com isso, a Bolsa de Londres caiu 3,18%, indo para 5.194,13 pontos no índice FTSE 100; a Bolsa de Frankfurt perdeu 3,25% no índice DAX, para 5.614,17 pontos; a Bolsa de Zurique teve baixa de 2,16%.
  • O Ibovespa começou o dia sentindo o “peso” do noticiário externo e as fortes perdas pelo mundo, incluindo os Índices Futuros nos EUA. Abriu em queda e manteve-se no campo negativo durante todo o pregão, encerrando com queda de -2,25%, permanecendo acima dos 66k. O volume, de R$ 3,86 bilhões, foi bem abaixo da média.
  • O IFR e o Estocástico Lento (EL) estão cruzados agora na direção de novas baixas. As Bandas de Bollinger estão bem estreitas (inclusive a banda superior chegou a forçar o cabdle) e indicam a iminência de um movimento mais forte do Índice.
  • O noticiário externo foi o fator de pressão nos mercados e um forte motivo para uma realização mais acentuada do IBOV; a moratória em Dubai causou extremo nervosismo na Europa, onde as quedas ultrapassaram os 3%, e influenciarão as bolsas norte-americanas na abertura amanhã.
  • A despeito desse fato, já havia alertado há dias quanto à divergência de volume, IFR e EL, o que poderia contribuir para uma pressão nas atuais cotações; além disso, no nível em que se encontra, o IBOV naturalmente já sofre pressão vendedora, em virtude da forte resistência presente nos 67k.
  • É provável que ainda perdure o movimento de queda amanhã, visto que os mercados nos EUA ainda deverão precificar o noticiário de hoje; e o mundo ainda manterá as atenções para o Oriente Médio; pode-se dizer que o IBOV caiu pouco, comparado com as principais bolsas européias. A dúvida reside quanto à extensão da atual queda: seria o esperado “caiu comprou” (em função das oportunidades que surgem nessas quedas), ou seguirá em uma realização mais acentuada...? Vamos observar, lembrando que a liquidez será menor amanhã, em função do horário reduzido dos mercados nos EUA.
  • POMO4, apesar de tudo, segurou as cotações e manteve-se positiva...
    IDNT3 gerou “correria” no final do pregão, em função de notícias de oferta de aquisição de uma parte das suas ações (o preço seria R$ 5,50, upside de +1,85%)...
    MPXE3 “sentiu” uma realização mais forte, quase testando a MMe50...
    PRGA3 fechou em cima do suporte da MMe200, com um martelo inverido...

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative