segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Ibovespa: instabilidade externa e a barreira dos 67k atuando…

  • Quem achou que a crise em Dubai não iria influenciar os mercados cometeu um leve engano, pois ainda pairam dúvidas no ar...o governo de lá diz que não tem muito a ver com a dívida, que é de responsabilidade das empresas e investidores; no entanto, o BC dos Emirados Árabes divulgou que vai auxiliar o Dubai World, o que acabou acalmando os ânimos...
  • Na Europa as bolsas encerraram com perdas, mas nos EUA fecharam no positivo, após alguma volatilidade intraday; o Dow Jones fechou com leve alta de +0,34% e um volume acima da média.
  • O Ibovespa alternou altas e baixas durante o pregão, encerrando praticamente estável, com -0,06%; o volume foi considerável, acima da média, com R$ 8,46 bilhôes.
    Os osciladores estão um pouco lateralizados, indicando a indefinição do momento, sendo que as Bandas de Bollinger mantêm-se estreitas, ainda indicando a possibilidade de movimento mais forte.
  • A congestão do IBOV na região dos 67k está presente há aprox. dez pregões, indicando que a forte resistência nesse nível não será fácil de ser rompida; apesar do volume acima da média hoje, não foi suficiente para engrenar um movimento de alta consistente; a culpa foi, em parte, devido ao mau desempenho de Vale e Petr, que encerraram negativas.
  • O novo doji deixado hoje demonstra a indefinição no atual momento, mantendo as recomendações de cautela presentes até então; ao menos até o IBOV indicar mais claramente a direção que vai seguir. Hoje foi o dia de alguns papéis dispararem, como LLXL3, GOLL4 e papéis de algumas construtoras; por outro lado, papéis defensivos, como de elétricas sofreram fortes perdas (seria um indício de que investidores estão trocando esses papéis por outros de maior potencial e maior risco...?)...

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative