quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Ibovespa: está difícil de romper o nível dos 67k…

  • Os indicadores dos EUA decepcionaram o mercado e contribuíram para uma sessão negativa nos mercados. O Housing Starts revelou que o número de casas a serem construídas diminuiu na passagem de setembro para outubro, enquanto que o Building Permits reportou um total de autorizações para a construção de novos imóveis inferior ao esperado pelos analistas. Na Europa, as principais bolsas fecharam indefinidas, mas nos EUA os índices fecharam negativos. O Dow Jones chegou a cair forte, mas diminuiu as perdas ao final do pregão, encerrando com leve baixa de -0,11%; o volume ainda está abaixo da média.
  • O Ibovespa começou positivo no início, mas sofreu a influência externa, passando para o campo negativo mais ao final da tarde, acelerando a queda no término do pregão. Fechou quase na mínima do dia, com baixa de -1,32%; o volume foi de R$ 6,40 bilhões, dentro da média.
  • O IFR já mudou a direção, iniciando inflexão para baixo, e o Estocástico Lento (EL), em área de sobrecompra, está lateralizando o movimento. As Bandas de Bollinger seguem estreitando; o candle chegou a romper a banda superior, mas retornou para dentro do canal.
  • E o nível dos 67k mais uma vez mostra a força de sua resistência; o Índice chegou a romper logo no início do dia os 68k, mas não resistiu à influência negativa dos mercados externos. Ao final do pregão, o Dow Jones diminuiu as perdas mas, por fechar mais tarde, não contribuiu para influenciar o clima por aqui.
  • Em princípio, foi apenas uma realização, apoiada pelo noticiário desfavorável, mas não seria surpresa se acontecer certa lateralização do Índice nos próximos pregões; esse fato não seria ruim, pois dessa forma poderia aliviar mais os indicadores para seguir no rumo de novas altas.
  • O problema é que essa realização, ocorrida na iminência do rompimento de um topo, traz à tona más lembranças (basta verificar no gráfico o que aconteceu há algumas semanas...). A divergência de baixa no IFR e EL ainda está bem à vista e gera sinais de alerta. É importante o IBOV não perder os 64.300 (aprox.), pois se esse suporte for rompido, poderá levá-lo a testar novamente os 60k. Pelo menos os volumes ainda se mantiveram baixos, ou dentro da média, por aqui e no DJ... ...dia de observação amanhã...

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative