segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Ibovespa: mais um teste nos 67.000…

  • A divulgação de dados favoráveis nos Estados Unidos e avanço das ações de bancos e de empresas ligadas ao mercado de commodities mudaram o panorama deixado na sexta-feira nos mercados mundiais. As principais bolsas da Europa fecharam com valorizações superiores a 2%. O Dow Jones teve boa alta de +1,28%, com mais uma nova máxima no ano; o volume, porém, está um pouco abaixo da média e inferior ao de sexta-feira.
  • O Ibovespa iniciou o dia com boa alta, acompanhando o bom desempenho dos mercados da Europa e os futuros norte-americanos, mas foi perdendo fôlego no final da tarde, encerrando o pregão com pequena alta de +0,73%. O volume foi de R$ 5,19 bilhões, abaixo da média e dos dias anteriores.
  • O IFR continua aliviado e lateralizando o movimento, enquanto o Estocástico Lento (EL), já saiu da área de sobrecompra e aponta para baixo. As Bandas de Bollinger estão em um movimento lateral, ainda sem muita definição quanto à direção que vão seguir (se abre ou fecha mais).
  • Apesar das quedas nos ADR de empresas brasileiras ocorridas na sexta-feira, quando o IBOV estava fechado, a bolsa paulista abriu o dia com boa alta, chegando próximo de testar novamente os 67.000 pontos. Mas ao final da tarde foi perdendo força, quase chegando à estabilidade, encerrando com pequena alta e um volume abaixo da média. A verdade é que sem um volume mais consistente o IBOV não romperá a resistência do nível dos 67k, que a cada semana mostra-se mais difícil; já temos um mês e vários toques sem maior sucesso...
  • A divergência de baixa no IFR e EL ainda estão presentes, assim como os volumes estão reduzidos próximo ao topo, o que impõe a manutenção de cautela e cuidado nas posições compradas nesta semana.
    BTOW3, MMXM3 e SFSA4, entre outros, confirmaram fundo hoje, mas os stops devem ser bem ajustados...olho vivo...
    Chama a atenção o fechamento das Bandas de Bollinger em POMO4; está prestes a apresentar forte movimento nesses próximos pregões...

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative