quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Ibovespa: nova máxima no ano, em fechamento, e muito próximo dos 68k…

  • A valorização das commodities, aliada ao noticiário econômico, em que a venda de casas novas nos EUA, a renda individual dos norte-americanos em outubro, e a confiança do consumidor do país em novembro superaram as projeções dos analistas. Com isso, os mercados mundiais apresentaram um dia positivo,com altas pela Europa e EUA. O Dow Jones teve leve alta de +0,27%, renovando mais uma vez a máxima no ano; o volume ficou bem abaixo da média, influenciado pelo feriado de amanhã.
  • O Ibovespa começou em clima positivo, mas manteve certa congestão durante o dia, devido à pressão vendedora presente nos atuais níveis; no entanto, acelerou um pouco o movimento ascendente ao final, fechando com +0,89%, e emplacando nova máxima no ano, em fechamento, com 67.917 pontos. O volume, de R$ 5,90 bilhões, ainda não empolga muito.
  • O IFR e o Estocástico Lento (EL) estão cruzados e apontando levemente para o alto. As Bandas de Bollinger mantêm uma leve inflexão na direção de um movimento ascendente.
  • O noticiário econômico favorável e os mercados externos estão ajudando na impulsão do IBOV que, apesar do volume nos níveis normais, vem galgando novas máximas em fechamento. A pressão vendedora nos atuais níveis continua, mas o clima de otimismo faz com que os preços dos ativos mantenham o movimento ascendente, ao menos por enquanto...
  • Em virtude do feriado nos mercados norte-americanos, haverá perda de liquidez amanhã no mercado nacional, que terá que evoluir sem uma referência externa mais consistente; além disso, na sexta-feira, nos EUA, as bolsas funcionarão apenas por um período reduzido.
  • O nível atual do IBOV ainda não proporciona muita segurança quanto ao real prosseguimento na direção dos 69k (e até mesmo ao topo histórico); as divergências no volume, IFR e EL causam certa apreensão, ainda, e continuam exigindo alguns cuidados por parte dos investidores. Por enquanto, é aproveitar a onda de otimismo, mantendo um stop bem ajustado nas operações...
  • POMO4 confirmou o rompimento da LTB e subiu forte, com mais de 4% na máxima do dia...
    IDNT3 ainda mantém as mesmas condições, na atual congestão...
    MPXE3 subiu forte, prometendo ainda mais altas pela frente...
    PRGA3 está fazendo fundo, no diário, necessitando confirmação amanhã...

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative