quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ibovespa: forte alta, vencendo resistências...

  • Nada melhor que uma notícia positiva e relevante para trazer de volta o otimismo às bolsas mundiais. A divulgação do PIB norte-americano, com crescimento acima das expectativas de analistas, contribuíram para altas em série na Europa e nos EUA. O Dow Jones apresentou boa alta de +2,05%, com o volume um pouco acima da média.
  • No Brasil, o resultado trimestral da Vale aliado ao noticiário externo agradou o mercado, com o Ibovespa emplacando forte alta de +5,91%. O volume financeiro, de R$ 7,31 bilhões, foi consistente e bem acima da média normal (um pouco menor que ontem).
  • O IFR e o Estocástico Lento (EL) reverteram o movimento descendente e agora estão cruzando na compra, apontando para o alto. As Bandas de Bollinger seguem abertas, aguardando nova definição da direção que o Índice vai tomar...
  • Hoje foi o dia em que o mercado subiu no fato (já havia caído no boato – um banco norte-americano havia previsto o PIB abaixo das expectativas no início da semana). A forte queda dos últimos dias, juntamente com os osciladores bastante depreciados contribuíram para uma pressão compradora na bolsa paulista. A reação foi forte, com o IBOV superando várias resistências que estavam no caminho – de uma vez só, rompeu as MMe de curto prazo (notem pelo gráfico que o Índice fechou praticamente em cima da MMe7), além de ter superado o nível dos 62 e 63k; chegou muito próximo da resistência dos 64.075.
  • O volume foi considerável, o que sugere que não foi apenas um repique (pelo gráfico, inclusive, confirmou fundo); com isso, se confirmar a alta amanhã, afasta a possibilidade da reversão da tendência do Índice. MMXM3 e LREN3 foram destaques com altas que superaram os 10%. Vamos continuar acompanhando o mercado...

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative