terça-feira, 24 de novembro de 2009

Ibovespa: reverteu queda, fechando próximo do topo no ano…

  • As bolsas mundiais iniciaram o dia em clima negativo, com a divulgação da revisão para baixo do PIB dos EUA, em 2,8%, apesar de estar em linha com o esperado por analistas. Mas ao longo da tarde, a divulgação da minuta da reunião de novembro do Federal Reserve, que mostrou que a autoridade monetária dos Estados Unidos segue confiante na retomada da atividade econômica, ajudou a amenizar o clima, auxiliado ainda pela confiança do consumidor norte-americano acima do esperado em novembro. Apesar disso, as bolsas na Europa e EUA encerraram o dia com perdas. O Dow Jones teve leve queda -0,16%; o volume ainda está abaixo da média e inferior ao de ontem.
  • O Ibovespa iniciou o dia praticamente estável, mas acelerou as perdas no final da manhã; porém, ao final da tarde reverteu o movimento, encerrando com alta +0,76%, rompendo os 67k e ficando muito próximo do topo no ano. O volume foi de R$ 5,44 bilhões, apesar de um pouco superior a ontem, ainda está pouco consistente.
  • O IFR está com leve inflexão para o alto, em movimento quase lateral, e o Estocástico Lento (EL) está próximo de um cruzamento para cima. As Bandas de Bollinger mantêm um movimento lateral, mas estão iniciando, também, leve inflexão na direção de um movimento ascendente.
  • Tudo indicava que teríamos mais um dia de realização nos mercados, mas eis que o IBOV apresenta boa reação ao final, encerrando com alta quase igual ao dia anterior, na máxima do pregão; provavelmente amanhã teremos mais um teste no topo do ano, até pela grande proximidade na situação atual.
  • É certo que o volume tem que melhorar muito, para amparar esse rompimento, pois a pressão dos vendedores nesses níveis surgirão mais uma vez. O IFR e o EL ainda apresentam divergência de baixa; portanto, é interessante se precaver quanto à possibilidade de uma nova realização, ou movimento lateral do Índice. VALE5 e PETR4 estão próximas de romper topos no ano (Petr4 já fechou com nova máxima), o que pode ajudar na impulsão do IBOV.
  • SFSA4, após confirmar fundo ontem, emplacou alta de mais de 11% com forte volume...
    BTOW3 teve bom volume, mas fechou praticamente estável; MMXM3 teve boa alta, mas o volume foi pequeno...
    As Bandas de Bollinger (BB) fecharam ainda mais em POMO4 mantendo a expectativa de forte movimento ainda nesta semana...
    IDNT3 é outra que chama a atenção pelas BB estreitas; parece estar muito próxima de romper um triângulo...

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative