quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Ibovespa: leve queda, mantendo-se acima dos 66k…

- O noticiário corporativo e os indicadores divulgados hoje não ajudaram a melhorar o clima de pessimismo e de mais realização nos mercados mundiais. O Initial Claims mostrou um volume de pedidos de seguro-desemprego praticamente em linha com o esperado, enquanto o nível de atividade industrial na região da Filadélfia superou as projeções dos analistas. Mas o Leading Indicators veio pouco abaixo das expectativas, superando os números de setembro. Com tudo isso, as bolsas da Europa e EUA apresentaram fortes perdas; o Dow Jones ficou no campo negativo o tempo todo, e encerrou com -0,90%; o volume está um pouco abaixo da média, mas superior aos dias anteriores.



- No Brasil, repercutiu a nova taxação de 1,5% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nas emissões de DRs (Depositary Receipts) de empresas brasileiras no exterior. O Índice Futuro já abriu em forte queda de -1,30% e o IBOV se manteve no campo negativo durante todo o pregão; recuperou boa parte das perdas no final da tarde, auxiliado pelas ações da Petrobrás e Vale, que fecharam positivas. Fechou com baixa de -0,28%, mantendo-se acima dos 66k; o volume foi de R$ 5,72 bilhões, abaixo dos dias anteriores.

- O IFR está aliviado e lateralizando o movimento, enquanto o Estocástico Lento (EL), está saindo da área de sobrecompra, mas aponta para baixo. As Bandas de Bollinger seguem estreitando levemente.


- O dia iniciou com o temor de uma realização mais forte, apoiada pelo desempenho negativo dos índices externos; hoje foi a vez do IBOV diminuir as perdas ao final do pregão (ontem foi o Dow Jones). Devido ao feriado em SP, a bolsa paulista não funcionará nesta sexta-feira, mas lá fora será normal; com isso, dependendo da volatilidade externa, na segunda-feira poderemos ter gap de alta ou baixa em muitos ativos.

- Veja abaixo a continuação do comentário (Ibov, MPXE3, SFSA4 e POMO4) e o gráfico semanal do Ibovespa:


- Pelo gráfico semanal, verifica-se que, apesar de ter atingido novo topo intraday, o Índice não teve volume correspondente; está bem claro também a divergência de baixa presente no IFR e EL, que são sinais de alerta quanto à real possibilidade do IBOV conseguir romper a atual resistência dos 67k.


- O Índice conseguiu se segurar acima dos 66k, auxiliado pelas principais Blue Chips, que fecharam com leves altas. Como já comentado ontem, pode ocorrer certa lateralização e acumulação nos próximos pregões (hoje foi um exemplo) antes de buscar o rompimento do topo atual. Por enquanto o IBOV segue firme dentro do canal de alta traçado desde jul/09, no diário, e desde out/08, no semanal. No atual movimento de realização ainda segue a importância do suporte no nível aprox. dos 64.300 (pois se esse suporte for rompido, poderá levá-lo a testar novamente os 60k).
- MPXE3 teve novo dia de fortes perdas, e rompeu a MMe50 e o suporte nos 22,30 com bom volume; situação atual difícil...
- SFSA4 apresentou uma reação hoje (quase 5% de valorização), com volume razoável; vamos ver se confirma fundo no próximo pregão.
- POMO4 deixou hoje um martelo, reagindo sobre a MMe50; Bandas de Bollinger estão estreitando; vale observar na próxima semana...

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative