quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Ibovespa: testou os 67k, mas perdeu fôlego no final...

  • Os dados da produção industrial chinesa agradaram e deram o tom dos mercados no dia de hoje. As principais bolsas na Europa e EUA fecharam em alta, sendo que o Dow Jones encerrou com +0,43%; apenas o volume preocupa, pois está diminuindo a cada pregão, o que pode indicar um certo esgotamento do atual movimento.
  • O Ibovespa iniciou o dia com boa alta, inclusive com vários ativos abrindo com Gap, mas foi perdendo fôlego ao final do pregão, encerrando mais um dia muito próximo da estabilidade; a alta foi de +0,19%, com volume de R$ 6,90 bilhões, ligeiramente superior ao dia de ontem.
  • O IFR continua lateralizando o movimento, acompanhando a indefinição de hoje, e o Estocástico Lento (EL) entrou em área de sobrecompra, ainda apontando para cima. As Bandas de Bollinger seguem abrindo, inflexionadas para o alto.
  • Não está fácil o IBOV vencer a resistência dos 67k; da mesma forma que ocorreu no final de outubro, o Índice segue testando as cotações nesse nível, mas não tem forças para rompê-lo. O novo doji deixado próximo ao topo (não seria uma Shooting Star...?) dá um sinal de alerta a respeito da possibilidade de esgotamento do atual movimento. O Dow Jones apresenta sinais mais claros de um provável esgotamento, com volumes cada vez menores (veja o gráfico). O risco maior, no momento, seria o IBOV iniciar uma realização mais forte, configurando um topo duplo... ...por enquanto, segue a indefinição a respeito do rompimento dos 67.529, o que poderia engatilhar um movimento de alta mais consistente... ...vamos acompanhar mais de perto o mercado nesta semana, e é interessante manter os Stops bem ajustados (de acordo com a estratégia de cada um...)...

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative