quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Ibovespa: terceira alta seguida, fechando na máxima do dia...

  • Os resultados corporativos favoráveis contribuíram mais uma vez para o clima de otimismo nos mercados mundiais. A produtividade no mercado de trabalho norte-americano, excluindo o setor agrário, avançou no terceiro trimestre de 2009, registrando alta de 9,5%, surpreendendo positivamente os analistas. Além disso, o BCE (Banco Central Europeu) decidiu manter a taxa básica de juro da região em 1,00% ao ano, conforme as expectativas do mercado. As bolsas européias e nos EUA fecharam em alta; o Dow Jones encerrou o dia com forte alta de +2,08%, rompendo a barreira dos 10.000 pontos; o volume ficou um pouco abaixo da média.
  • O Ibovespa iniciou o dia no negativo, mas foi ganhando terreno ao longo do pregão, encerrando na máxima do dia; subiu +1,41%. O volume financeiro, de R$ 5,46 bilhões, está dentro da média, mas inferior aos últimos dias.
  • O IFR e o Estocástico Lento (EL) apontam para o alto, confirmando o movimento ascendente do IBOV. As Bandas de Bollinger seguem fechando aos poucos, com o candle já se aproximando da banda superior.
  • O Índice emplacou a terceira alta consecutiva, com o candle acima das médias móveis de curto prazo, o que demonstra a volta do otimismo dos investidores nesta semana; hoje passou pela resistência imediata nos 64.226, necessitando confirmação amanhã; a próxima resistência encontra-se nos 65.500 que, sendo ultrapassada, poderá levar o índice a testar o topo recente nos 67k.
  • No entanto, não custa lembrar que a apenas alguns dias atrás o IBOV estava testando o suporte situado no nível dos 60k com previsões bastante pessimistas sobre o seu futuro... ...por isso, a relativa euforia observada agora merece um pouco de cautela, visto que o mercado tem “memória” e não há dúvidas que surgirá alguma pressão vendedora quando se aproximar dos 66/67k. O fato positivo hoje foi o DJ-30 ter fechado acima dos 10.000 pontos e quase na máxima do dia.
  • A expectativa para a continuidade da alta nos mercados dependerá amanhã da divulgação Relatório de Emprego do mês de outubro, nos EUA, composto por: taxa de desemprego, número de postos de trabalho, ganho por hora trabalhada e média de horas trabalhadas.

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative