quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ibovespa: renovou a máxima no ano, chegando a romper os 69k…

- As atenções hoje se concentraram na divulgação do Livro Bege do Federal Reserve, que indicou que a economia norte-americana tem mostrado sinais modestos de recuperação desde sua última divulgação; com relação aos dados sobre o mercado de trabalho, os resultados foram abaixo do esperado por analistas: foram fechadas 169 mil vagas no setor privado dos EUA em novembro, enquanto aguardava-se um corte em torno de 150 mil. Porém, o ADP Employment, visto como uma prévia do Relatório de Emprego, mostrou melhora em relação a outubro, quando houve corte de 195 mil vagas.

- Com a alternância de boas e más notícias, o mercado externo apresentou certa volatilidade durante o dia; as bolsas da Europa encerraram com leves altas, e nos EUA o Dow Jones fechou na contramão dos demais índices, fechando o pregão com leve baixa de -0,18%; o volume foi um pouco abaixo da média e inferior aos últimos dias.

- O Ibovespa manteve-se o dia inteiro no campo positivo, chegando a romper os 69k, mas fechou com leve alta de +0,30%, aos 68.614 pontos, em nova máxima no ano; o volume totalizou R$ 6,72 bilhões, diminuindo em relação aos dias anteriores.

- Os osciladores, em função da pouca variação do Índice no dia de hoje, estão lateralizados. As Bandas de Bollinger iniciaram uma abertura, com inflexão para o alto; o candle continua forçando a banda superior.

- O dia iniciou na expectativa de uma realização, em função da valorização desses últimos pregões, mas o IBOV se segurou o tempo todo no campo positivo; sem dúvida que a pressão vendedora está atuando no Índice nos atuais níveis; por isso o fechamento com leve alta, com o candle apresentando sombra superior, indicando indefinição, e lembrando a conhecida “shooting star”; o comportamento do IBOV amanhã poderá indicar a formação de um topo...a observar...

- Os volumes já apresentam leve queda, talvez indicando que está perdendo um pouco a força. De qualquer forma, segue a tendência de alta, com alguns analistas prevendo um possível teste no topo histórico até o final deste ano; porém, alertando que não será muito fácil chegar àqueles níveis...
- Impressionante o desempenho dos papéis da Eletrobrás, com mais de 8% de alta; de forma geral, as elétricas tiveram fortes valorizações (lembrando que são papéis defensivos...).
- Veja abaixo o gráfico diário do Ibovespa e Dow Jones:


- Gráfico Ibovespa


- Gráfico Dow Jones

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative