segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ibovespa: dia de alta, mas volume pequeno...

  • Em um dia de agenda externa fraca, as atenções do mercado se concentraram nos discursos de Ben Bernanke e Barack Obama. A volatilidade se manteve alta durante os pregões, com os principais índices da Europa e EUA encerrando negativos; a exceção foi o Dow Jones, que fechou praticamente estável, com +0,01%; o volume foi bem menor que na sexta-feira, mas dentro da média.
  • O Ibovespa iniciou o dia com pequena alta, acompanhando os futuros norte-americanos, e acabou descolando-se dos mercados externos, acelerando o movimento no meio da tarde e perdendo um pouco a força no final; mesmo assim, fechou com boa alta de +1,34%, aos 68.512 pontos; o volume foi de R$ 6,01 bilhões, menor que os últimos pregões. Os osciladores apontam sinais divergentes, com o IFR quase cruzando na compra, mas o EL em leve movimento descendente.
  • Em um movimento contrário aos mercados externos, que normalmente norteiam o comportamento interno, o IBOV apresentou boa alta, porém, com volume inferior à última queda. Nada de novo, ao menos por enquanto, em virtude da agenda de hoje e amanhã sem muitos indicadores relevantes; permanece a congestão do Índice nos valores próximos aos 68/69k... ...apenas lembrando que no gráfico semanal ficou uma “shooting star”, que logicamente precisa ser confirmada, ou neutralizada, nesta semana...por isso, nada melhor que um pouco de cautela nesses próximos dias...

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative