terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Ibovespa: indecisão, volume reduzido, e um novo doji...

  • Os indicadores e o noticiário corporativo externo causaram volatilidade ao longo do dia, devido à alternância dos dados positivos e negativos. Apesar da expansão da produção industrial dos EUA em novembro acima do previsto, o índice de preços do produtor dos EUA foi superior à alta esperada pelos analistas; além disso, o nível de atividade industrial na região de Nova York ficou abaixo das expectativas do mercado.
  • Na Europa, o FTSE 100, britânico, encerrou em baixa, enquanto os índices da Alemanha e França fecharam levemente positivos. Nos EUA os pregões fecharam o dia com quedas; o Dow Jones está apresentando certa congestão próximo ao topo do ano; fechou com queda de -0,47% e um volume dentro da média de 21 períodos.
  • O Ibovespa abriu em queda, alternando altas e baixas ao longo do pregão e encerrando o dia com leve queda de -0,06%; o volume, de R$ 4,67 bilhões, está abaixo da média. Os osciladores seguem próximos à área de sobrecompra e lateralizados, confirmando o atual momento de indefinição; as Bandas de Bollinger (BB) mantêm leve abertura, sem maiores indicações dos próximos movimentos.
  • Sem muita mudança em relação ao dia de ontem, o IBOV está mantendo o movimento de congestão já citado em comentários anteriores. O volume continua diminuindo, enquanto mais um doji surge pelo segundo dia consecutivo; esse fato comprova o atual momento de indefinição, indicando a cautela presente no mercado.
  • Amanhã poderemos ter um movimento mais forte, para o alto ou para baixo, em função da divulgação do resultado da reunião do FED nos EUA...caso haja a elevação da taxa de juros por lá, será um forte motivo para os mercados apresentarem uma realização mais acentuada... ...

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative