segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Ibovespa: renovou a máxima, mas deixou um pequeno doji...

  • O noticiário corporativo não trouxe muitas novidades; as tensões a respeito de Dubai foram amenizadas com a notícia de que Abu Dabi irá efetuar um aporte de 10 bilhões em um fundo imobiliário da Dubai World. Os mercados externos reagiram bem à notícia e fecharam positivos. O Dow Jones encerrou o dia com leve alta de +0,28%, com volume pouco abaixo da média.
  • O Ibovespa abriu em boa alta, acompanhando as bolsas da Europa e o desempenho favorável dos futuros dos EUA; porém, foi perdendo fôlego no final do pregão, encerrando quase estável, com leve alta de +0,12%; o volume foi de R$ 5,34 bilhões, inferior à média dos últimos dias. Os osciladores apontam levemente para o alto, mas o EL está entrando em área de sobrecompra; as Bandas de Bollinger (BB) estão com leve abertura, sendo que o candle chegou a forçar a banda superior no intraday.
  • O mercado brasileiro continua sentindo o “peso” da resistência oferecida pela congestão do topo recente, situada nos patamares dos 68/69k. A pressão vendedora continua atuando, enquanto os volumes ainda não são suficientes para impulsionar o IBOV na direção do topo histórico.
  • Os osciladores já começam a se aproximar da área de sobrecompra, o que poderá implicar em novas realizações para o Índice nesta semana. Um fato positivo é o OBV que se encontra em níveis históricos, amparando o prosseguimento de novas altas.
  • Hoje, no entanto, ficou um pequeno doji no topo (que lembra, inclusive, uma shooting star), o que pode significar certo “cansaço” do atual movimento ascendente do IBOV; precisa ser confirmado amanhã... ...além disso, os volumes estão diminuindo nestes últimos dias, merecendo atenção e uma boa dose de cautela... ...vamos ficar de olho...

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

2 comentários:

Anônimo disse...

boa noite... agradeço se puder me esclarecer se o candle de hoje foi um doji ou um spinning top... obrigado e parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Olá! Não é um "spinning top" porque esse tipo de candle possui sombra superior e inferior quase do mesmo tamanho. No caso de hoje, está mais caracterizado com uma pequena "shooting star", um padrão de reversão baixista que necessita ser confirmado no pregão seguinte.
Abraço.
Alexandro

Google Analytics Alternative