quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ibovespa: breve rallye no início, mas realização ao final do pregão…

- Alguns dados abaixo do esperado da economia norte-americana acabaram influenciando um fechamento negativo nos mercados externos. Apesar do Initial Claims ter registrado o menor volume de pedidos por auxílio-desemprego em mais de um ano nos Estados Unidos, “pesou” mais durante o dia os números do ISM Services; o indicador registrou uma queda inesperada no setor de serviços em novembro, ao passo que a produtividade da mão-de-obra norte-americana mostrou alta menor que a prevista.
- Com isso, as principais bolsas da Europa e EUA encerraram o dia em baixa. O Dow Jones fechou com -0,83%; o volume foi forte, acima da média e superior aos dias anteriores.

- O Ibovespa iniciou no campo positivo, influenciado pelo desempenho positivo do Futuros nos EUA, mas sentiu o peso da agenda externa e a volatilidade das demais bolsas; acabou o dia com queda de -0,44%, aos 68.314 pontos; o volume totalizou R$ 6,56 bilhões, dentro da média.

- Os osciladores iniciam uma mudança de direção, com pequena inflexão para um movimento descendente. As Bandas de Bollinger, em contrapartida, ainda mantêm-se abertas e inflexionadas para o alto.

- O início do pregão indicava mais um dia positivo, sob influência dos mercados externos, mas não inspirava muita confiança para novas compras; manteve um movimento lateral durante a tarde, e não resistiu à realização. Deixou mais uma “shooting star”, agora vermelha, indicando que pode haver certo esgotamento do atual movimento de alta; por enquanto, nada muda quanto à tendência, mas poderemos ter alguns pregões com certa lateralização e eventuais realizações ao longo do caminho.
- Não custa lembrar que ainda permanecem as divergências de baixa no IFR, EL, e de volume no gráfico diário (veja abaixo). É interessante começar a realizar os lucros desde cedo, aproveitando as oscilações positivas dos últimos dias. Chamou a atenção na queda do Dow Jones hoje o volume mais alto que o normal... ...
- Amanhã e sábado temos a Expomoney aqui em Porto Alegre; excelente evento sobre o mercado, com boas palestras na sua grade; com certeza estarei por lá para conferir...

Veja abaixo o gráfico diário do Ibovespa e Dow Jones:


- Gráfico Ibovespa


- Gráfico Dow Jones

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative