terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Ibovespa: nova máxima no ano, rompendo resistências…

- O fundo Dubai World anunciou uma reestruturação de parte de suas dívidas e acalmou os ânimos dos mercados externos; além disso, boas notícias nos EUA e China contribuíram ainda mais para o clima de otimismo, impulsionando as bolsas de maneira generalizada. Nos EUA e Europa ocorreram fortes altas, com o Dow Jones encerrando com +1,22%, e um volume um pouco superior à média.

- O Ibovespa já abriu em alta, orientado pelo clima externo, se mantendo acima dos 68k durante quase todo o pregão. Renovou a máxima no ano, fechando aos 68.437 pontos, com boa alta de +2,02%. O volume totalizou R$ 7,93 bilhões, acima da média e um pouco inferior ao apresentado ontem.

- Os osciladores agora apontam para o alto e, considerando que estavam um pouco aliviados, ainda têm espaço para progredir no atual movimento ascendente. As Bandas de Bollinger agora estão abrindo, com o candle forçando a banda superior.

- Finalmente o IBOV rompeu, em fechamento, a resistência dos 67k, marcando boa alta com um volume consistente; é certo que o clima externo contribuiu em muito para essa situação, mas sem esse “estímulo” o Índice provavelmente iria continuar congestionado. A próxima resistência mais significativa se encontra nos 70k (veja no gráfico semanal), antes de buscar o topo histórico. Se o noticiário continuar contribuindo para o clima favorável, a semana ainda promete mais alegrias aos investidores; é claro que nesse caminho podem surgir realizações de lucros, porém, mantendo a atual tendência de alta...
- Veja abaixo o gráfico diário e semanal do Ibovespa:


- Gráfico diário

- Gráfico semanal

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative