terça-feira, 6 de outubro de 2009

Ibovespa: nova máxima, mas deixou candle de indecisão...

  • A elevação do juro básico da Austrália, sugerindo uma recuperação da economia, aliada ao avanço das commodities impulsionaram as altas no exterior. Apesar da produção industrial do Reino Unido ter caído para o menor nível desde 1992 em agosto, as principais bolsas da Europa fecharam com altas superiores a 2%; nos EUA, o Dow Jones encerrou o segundo pregão positivo com +1,37%, com volume superior ao dia anterior; o gráfico começa a ficar interessante.
  • O Ibovespa começou em alta, com vários ativos abrindo com GAP, e seguiu com forte movimento ascendente (rompeu os 63k) até o início da tarde, quando iniciou uma perda de impulso; chegou a virar para o campo negativo, mas finalizou o dia com pequena alta de +0,48%; nova máxima em fechamento no ano. O volume, de 6,57 bilhões, foi superior a ontem.
  • O IFR e o EL já estão entrando em área de sobrecompra, mas ainda não indicam reversão do atual movimento. As Bandas de Bollinger seguem abrindo; o candle chegou a ficar fora da banda superior, mas na realização do início da tarde voltou para dentro.
  • Hoje foi um dia em que as notícias não tiveram muita relevância, mas as poucas que foram divulgadas se tornaram suficientes para mais um dia positivo nas bolsas mundiais. Tanto o Dow Jones quanto o Ibov apresentaram melhora no volume, mas por aqui o candle deixado pode indicar uma certa exaustão do atual movimento, deixando dúvidas quanto ao prosseguimento rumo a novas altas; poderá, inclusive, andar de lado nesses próximos dias. Apesar do tom positivo de hoje, as compras no atual nível devem ser bem pensadas em virtude dos riscos envolvidos; afinal, ninguém deseja comprar em um topo para pagar a conta mais tarde...
  • De olho em GGBR3, que rompeu topo em fechamento com bom volume; o único senão é que o seu par (GGBR4) também rompeu topo, mas o volume poria ser melhor; de qualquer forma, vale um acompanhamento amanhã...
    DURA4 fez uma alta impressionante, +8,64%, mas o risco está alto demais agora;
    E mico é um perigo para os nervos e o coração; apenas como curiosidade, fui olhar TELB4, e vejam só: ontem subiu +40,00% , hoje -17,85% e amanhã...??

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

3 comentários:

Fabiano Siqueira disse...

Alexandro, muito bom o seu Blog. Parabéns pelo trabalho.
Eu possuo um Blog que trata também de investimentos e análise de Ações.
Já tenho seu blog adicionado na minha lista.
Você poderia me adicionar também na sua lista de Blogs?
Ficarei agradecido.
O endereço do Blog é: http://www.analisegraficadeacoes.blogspot.com/.
Sugestão: você poderia colocar um desses dois nomes: "Blog da Análise Gráfica" ou "Blog Análise Gráfica".

Abraço.
Fabiano.

Anônimo disse...

Olá, Fabiano.
Obrigado pela visita. Seu Blog é interessante e tem informações relevantes. Parabéns pelo site. Vou adicionar aqui no Blog.
Abraço.
Alexandro

Fabiano Siqueira disse...

Alexandro, muito obrigado pelas palavras e pela inclusão do link.

Grande Abraço.

Fabiano.

Google Analytics Alternative