quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ibovespa: ensaiou alta forte, mas fechou quase estável no final...

  • O Livro Bege do Federal Reserve revelou que existem sinais de recuperação nos EUA, indicando uma modesta melhora na atividade econômica. Após sua divulgação, no entanto, os Índices americanos sofreram revés e passaram para o campo negativo. O Dow Jones reverteu a alta apresentada durante quase todo o dia e fechou negativo, com -0,92%. O volume foi forte, acima do dia anterior e da MM de 21 dias.
  • O Ibovespa iniciou o dia com um clima de incerteza, mas logo passou para o campo positivo, acelerando a alta até o final da tarde; no entanto, sofrendo influência da virada ocorrida nos EUA, quase inverteu o movimento, fechando próximo à estabilidade, com +0,28%. O volume financeiro, de R$ 8,07 bilhões, foi acima da média, mas inferior ao dia de ontem.
  • O IFR, mais aliviado depois da queda de ontem, está ensaiando uma onflexão para o alto, mas o Estocástico Lento (EL) mantém-se apontando para um movimento descendente. As Bandas de Bollinger seguem fechando, ainda sugerindo movimento mais forte à frente.
  • Impressionante a quase reversão do movimento ascendente no final do pregão de hoje. O índice chegou a romper o nível dos 67k, mas perdeu força (sob influência dos mercados dos EUA) e fechou nos 65.485 pontos. Alguns ativos, que emplacavam fortes altas no intraday, mudaram a direção ao final, deixando dúvidas sobre a direção que irão tomar amanhã. Não custa lembrar que o candle de ontem do Ibovespa chegou a configurar um “pivot de baixa”; hoje deixou um “martelo invertido” que poderia sinalizar uma eventual reversão se estivesse ao final de um movimento de baixa. A verdade é que o mercado deu alguns sinais de que voltaria ao rumo de novas máximas durante o pregão, mas ao final revelou uma espécie de “pegadinha” aos investidores; muitos voltaram às compras mas ficaram surpresos com o resultado do fechamento. Vamos aguardar amanhã o comportamento dos Índices mundiais e por aqui...
    MMXM3, ao fechar acima da máxima do dia anterior, confirmou fundo...
    MPXE3 chegou a empolgar, com forte alta, mas perdeu força e deixou um candle de topo...
    As construtoras, de forma geral, iniciaram em alta mas reverteram o movimento ao final do pregão...
    Apesar daquela filosofia de “não pegar a faca caindo”, chamam a atenção as atuais cotações de ALLL11, SLCE3 e ELET6...dependendo do mercado amanhã, podem apresentar alguma reação...a observar...

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative