terça-feira, 20 de outubro de 2009

Ibovespa: queda forte, quase testando a MMe21...

  • Os Indicadores imobiliários nos EUA vieram abaixo do esperado por analistas, em linha com o PPI, que marcou deflação de 0,6% em setembro, evidenciando fraca atividade econômica no país. Esse fato trouxe incerteza aos mercados e contribuiu para as perdas generalizadas nos EUA e na Europa. O Dow Jones encerrou o pregão com queda de -0,50%, mas manteve-se acima dos 10.000 pontos; o volume foi um pouco maior que o dia anterior e em linha com a MM de 21 dias.
  • No Brasil, o fato marcante do dia ficou com a divulgação no início da noite anterior sobre a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre o ingresso de capital estrangeiro no país (2% sobre o montante que entra no mercado). Essa notícia já contribuiu para pressionar os preços durante o After Market e gerou expectativa para o comportamento dos preços no pregão de hoje.
    Sem maiores surpresas, o dia já começou negativo, tendo o seu ápice no início da tarde, onde chegou a testar o nível dos 64k; ao longo do pregão recuperou uma pequena parte das perdas, encerrando o dia com -2,88%. O volume financeiro, de R$ 8,89 bilhões, foi significativo e bem acima da média.
  • O IFR teve um alívio considerável e saiu da área de sobrecompra, inflexionando um cruzamento para baixo; o Estocástico Lento (EL) mantém-se sobrecomprado, mas também aponta para um movimento descendente. As Bandas de Bollinger estão começando a fechar, sugerindo que poderemos ter algum movimento mais forte à frente.
  • O que aconteceu hoje foi algo que, de certa forma, o mercado aguardava e os investidores temiam: um dia de forte realização. A combinação de indicadores sobrecomprados, mercado valorizado nos últimos dias, e uma notícia importante e desagradável não poderia resultar em outra reação. Em parte foi possível notar um certo exagero nas quedas, que foram suavizadas ao longo do pregão; BVMF3 (com volume gigantesco) chegou a cair mais de 13%, GGBR3 chegou a -8%, MAGG3 com -10%, entre outros exemplos. As construtoras tiveram um dia péssimo, pois grande parte de seus investidores são estrangeiros, que aproveitaram para realizar os lucros dos últimos dias.
  • Alguns ativos aparentemente deixaram uma configuração gráfica interessante (se seguraram na MMe21 e/ou em Fibo, e outros chegaram em suportes importantes), tais como MMXM3, BTOW3, LREN3, PLAS3, SFSA4 (entre outros), mas o momento ainda inspira cuidados; o menos arriscado seria aguardar uma confirmação da reversão desse movimento de queda... ...vamos observar amanhã como o mercado se comportará...

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative