quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ibovespa: mais um doji pelo caminho...

  • A queda de 0,2%, no segundo trimestre, de 2009 do PIB (Produto Interno Bruto) da zona do euro, aliado ao recuo do Consumer Credit – de US$ 12 bilhões no montante de crédito concedido durante o mês de agosto em comparação com julho – contribuíram para a volatilidade e o movimento negativo nos mercados mundiais; na Europa o Índices fecharam no negativo e nos EUA as bolsas encerraram os pregões sem muita tendência – o Dow Jones teve leve queda de -0,05%, com volume diminuindo em relação a ontem; tem que passar de vez os 9.700 para evoluir.
  • O Ibovespa permaneceu no campo negativo praticamente durante todo o pregão, encerrando o dia com -0,05%, e deixando mais um Doji pelo caminho. O volume foi de 8,89 bilhões, superior à média normal.
  • O IFR e o EL em área de leve sobrecompra e em movimento lateral, confirmando a atual indefinição do mercado. As Bandas de Bollinger seguem evoluindo sem indicar algo mais concreto, mas com leve inflexão para o alto.
  • O noticiário e a divulgação de alguns resultados corporativos contribuíram para trazer a instabilidade tanto aqui como lá fora. Como já comentado aqui no Blog, o Ibov está em um ponto de indefinição e poderá lateralizar o seu movimento por mais alguns dias, até se decidir se rompe os 63k, para seguir até os 65/66k, ou venha a apresentar mais uma realização de lucros (algo que está ensaiando nestes últimos pregões, mas não seguiu adiante). A verdade é que o Índice não teve maior queda hoje, devido ao bom desempenho das principais Blue Chips (Vale, Usiminas, Gerdau, entre outras). O setor bancário está sofrendo nesse últimos pregões; até mesmo o Santander, que estreou suas Units hoje, sentiu uma queda. Não há dúvidas que o mercado segue em alta; porém, o atual momento exige cautela e prudência, como já vem sendo recomendado há alguns dias por aqui... ...hoje apareceu mais um Doji no Ibov...
  • O noticiário está trazendo ultimamente alegrias aos comprados em GVTT3; com a notícia de uma oferta de compra por parte da Telefônica (ofereceu 48,00 por ação) oo papel decolou hoje, com +13,74%.
    GGBR3 e 4 subiram mais neste pregão, mas os volumes foram pequenos...cuidado...melhor realizar logo, antes de devolver a alta para o mercado...
    IDNT3, que geralmente acompanho, surpreendeu hoje com alta de +10,70% (por essa, nem eu esperava...)
    ETER3 subiu forte hoje, com +5,76%, rompendo congestão de dois meses e um topo recente; de olho nela amanhã...

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative