quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ibovespa: rumo aos 69.000...?...

  • Os indicadores e os resultados corporativos favoráveis foram decisivos hoje para mais um dia de puro otimismo nos mercados mundiais. Na Europa e EUA os Índices fecharam mais sessão no positivo. O Dow Jones ultrapassou a marca dos 10.000 pontos pela primeira vez no ano; subiu +1,47%, com volume bem acima da média.
  • O Ibovespa acompanhou os demais mercados e encerrou o dia com forte alta de +2,41%, rompendo a barreira dos 66.000 pontos. O volume financeiro foi de R$ 14,56 bilhões, impulsionado pelo vencimento de opções do Índice e dos contratos futuros.
  • O IFR e o EL estão em área de forte sobrecompra, com o EL inclusive iniciando uma leve inflexão para baixo; porém, com a força do Índice atualmente, nada impede que os osciladores permaneçam nessa situação por mais algum tempo. As Bandas de Bollinger estão abrindo mais, com o candle forçando a banda superior.
  • O noticiário contribuiu para o movimento positivo de todos os Índices no dia de hoje, mas não deixa de ser surpreendente que o IBOV tenha rompido tão rapidamente o nível dos 66k. O detalhe é que essa alta acontece quase sem paradas para realização, há praticamente 13 pregões consecutivos. É a velha máxima de que “o mercado é soberano” e contradiz qualquer previsão mais pessimista (e isso pode valer para altas ou baixas). Sem dúvida que pode haver a continuidade dessa alta ainda por esses dias, mas recomenda-se prudência e muita cautela para novas compras, em função de que, em algum momento, poderá chegar a tão falada correção, para proporcionar alívio aos indicadores. Se confirmar o rompimento dos 66k amanhã, a próxima resistência significativa (pelo semanal) será somente nos 69k.

    SANB11 continua decepcionando nesses últimos dias...
    PLAS3 segue “patinando” no mesmo lugar...
    SFSA4 apresentou uma boa reação, mas precisa de mais volume para engrenar...
    BRML3 rompeu topo recente com forte alta, mas o volume poderia melhor...para observar amanhã...
    CCRO3 está se segurando, por hora, em cima da MMe7...
    MMXM3 após um rallye espetacular, parece estar começando a ceder para uma realização...

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative