sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Ibovespa: acompanhou a queda nos mercados dos EUA, fechando logo acima dos 65.000...

  • Os resultados corporativos e a divulgação de dados do setor imobiliário norte-americano, aliada a uma queda das commodities contribuíram para pressionar os mercados mundiais durante o dia. Na Europa os principais Índices fecharam indefinidos, alguns em baixa e outros no positivo, como o britânico FTSE 100. Nos EUA as bolsas fecharam em quedas; o Dow Jones encerrou o pregão com -1,08%, encerrando a semana logo abaixo dos 10k; o volume foi pouco abaixo do dia anterior, mas acima da MM de 21 dias.

  • O Ibovespa iniciou o dia em alta, quase testando o nível dos 67k; porém, no início da tarde reverteu o movimento, acompanhando as quedas nos EUA, e fechando com -1,63%, logo acima dos 65.000 pontos. O volume financeiro, de R$ 6,01 bilhões, foi um pouco acima do apresentado ontem, e está dentro da média.
  • O IFR e o Estocástico Lento (EL) encontram-se aliviados e na direção de um movimento descendente. As Bandas de Bollinger fecharam ainda mais e estão, no momento, “enquadrando” o candle... ...ainda segue a expectativa de um movimento mais forte à frente.

  • O dia iniciou com a expectativa do IBOV conseguir romper os 67k, o que quase aconteceu logo ao início do pregão, mas não teve forças para sustentar o movimento; ainda houve a pressão dos mercados externos e do noticiário para “empurrar” as cotações para baixo. Aparentemente foi apenas uma correção; no gráfico semanal verifica-se que o IFR e o EL ainda estão em área de sobrecompra, o que pode indicar algum espaço para mais realizações. Outro fato interessante foi o Dólar, que apresentou queda hoje acompanhando o movimento da bolsa de valores (poderia indicar que não está ocorrendo a evasão de investidores estrangeiros esperada, após a taxação por parte do Governo brasileiro).
  • O Índice tem que romper a resistência nos 67.529 para uma boa continuidade do movimento de alta; no entanto, se perder o suporte dos 64.074 desencadeará um pivot de baixa. Para a semana que vem recomenda-se manter a cautela, escolhendo os ativos de forma cuidadosa e baseado em uma estratégia, de forma a não ser apanhado de surpresa por uma realização mais forte. Afinal, os osciladores estão aliviados no gráfico diário, mas ainda “carregados” no semanal... ...olho vivo...

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative