quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ibovespa: mais quedas e perdas de suportes...

  • A queda das commodities aliada ao noticiário econômico desfavorável contribuíram para mais um dia de pessimismo nas bolsas mundiais. Os investidores estão com certa aversão ao risco, procurando títulos do tesouro americano. Na Europa os principais Índices caíram mais de 2%. Nos EUA, o S&P500 e Nasdaq tiveram maiores perdas que o Dow Jones, que fechou com -1,21%; o volume está diminuindo nestes últimos dias, sendo que hoje foi menor que a MM de 21 dias.
  • O Ibovespa já iniciou o dia em queda, acentuando as perdas ao longo do pregão. A queda mundial das commodities contribuiu para acelerar a baixa do Índice. Encerrou com forte queda de -4,75%; desta vez perdeu a MMe50 e novamente parou praticamente na mínima do dia. O volume financeiro, de R$ 9,05 bilhões, foi bem maior que a média normal.
  • O IFR e o Estocástico Lento (EL) estão bastante depreciados e em área de sobrevenda. As Bandas de Bollinger seguem abrindo, com o candle novamente forçando a banda inferior; o forte movimento previsto pela abertura das BB veio a se confirmar na direção do movimento descendente...
  • Mais um dia de perdas generalizadas e o IBOV resolveu despencar, acompanhando o mercado mundial, mas com forte impulsão do movimento em relação ao Dow Jones. A atual aversão ao risco, devido ao noticiário desfavorável, ocasiona ordens de venda principalmente de investidores estrangeiros. O Índice já perdeu suportes importantes, como a MMe21, além de não ter tomado conhecimento do nível dos 62k. Em princípio, está saindo da tendência de alta; resta a “barreira psicológica” dos 60.000 pontos e o suporte situado por volta dos 59.600, que já estão muito próximos, como uma última reação; porém, o volume na queda de hoje foi altíssimo, servindo como mais um sinal de alerta.
  • A forte depreciação dos osciladores e os suportes citados podem ocasionar alguma pressão compradora nesta semana. Segue a expectativa, para amanhã, para a divulgação do PIB norte-americano. Apesar da forte queda de muitos ativos, é o caso esperar um sinal de reversão para iniciar alguma compra...

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Alexandro,
continua mandando bem nas análises.Vc poderia citar ou dar exemplo de quais sinais de reversão a que se refere para iniciar uma compra?
Desde ja agradeço
Ronaldo

Anônimo disse...

Fala, Ronaldo! Tranquilo?
Hoje vários papéis deram algum sinal; um deles seria confirmar fundo(fechamento acima da máxima do dia anterior), como estão fazendo VALE5, LREN3, RSID3 entre outros. Outro sinal seria um candle tipo martelo em um fundo ou sobre uma das retrações de Fibo. Aliás hoje as compras estão mandando no IBOV; vamos acompanhar se prossegue amanhã, ou foi só um repique.
Abç!
Alexandro

Google Analytics Alternative