terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ibovespa: forte queda, rompendo a MMe21...

  • O Indicador de Confiança do Consumidor americano ficou abaixo das expectativas dos analistas, o que ocasionou um dia de altas e baixas na Europa e EUA; o Dow Jones acabou fechando próximo da estabilidade, com +0,14%; o volume, apesar de estar acima da MM de 21 dias, foi abaixo dos dois últimos pregões.
  • O Ibovespa chegou a ter um leve repique de alta logo no início do dia, mas logo reverteu, tendo a queda impulsionada ao final da tarde; outra vez descolou-se do mercado norte-americano. Encerrou com forte queda de -2,96%, perdendo a MMe21 e parando na mínima do dia, logo acima dos 63k. O volume financeiro, de R$ 6,08 bilhões, foi maior que no último pregão.
  • O IFR e o Estocástico Lento (EL) já estão bastante aliviados, inclusive quase entrando em área de sobrevenda; porém, ainda apontam para baixo. As Bandas de Bollinger abriram mais, com o candle se situando fora da banda inferior.
  • A forte correção de hoje chegou a assustar os investidores, que venderam seus ativos a qualquer preço (SLCE3, por exemplo, chegou a ter interrompida sua negociação por algum tempo, após cair mais de 13%). Os osciladores estão entrando em área de sobrevenda, o que sugere um repique de alta por esses dias. O setor de construção foi um dos mais afetados pelas quedas e ficou entre os destaques de baixa da bolsa. O IBOV ainda pode testar o importante suporte dos 62k, após ter rompido a MMe21; e caso venha a perder, poderá encerrar a atual tendência de alta do Índice. Se reagir ao atingir esse nível, poderá retomar o fôlego na direção de novas altas. O cuidado maior para esta semana será quanto à divulgação do PIB norte-americano, na quinta-feira. Até lá, os mercados ainda terão muita volatilidade... ...recomendações anteriores mantidas...

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

2 comentários:

Eduardo K. disse...

sou da opinião de que o mercado vai continuar a corrigir, e deve perder os 60k na minha modesta opiniao. Importante é deixar os stops ativos para nao amargarmos prejuizos grandes.

Anônimo disse...

Fala, Eduardo!
Quase que a sua previsão já se concretiza hoje mesmo. Movimento do IBOV realmente está complicado, dando indícios de reversão do atual movimento de alta, até então. De acordo com a estratégia de cada um (curtíssimo, curto, médio e longo prazo) se faz necessário cadastrar um Stop; não custa lembrar os "circuit breaks" do ano passado...vamos acompanhar de perto...
Abç.
Alexandro

Google Analytics Alternative