quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Ibovespa: fechando positivo, e acima dos 66.000...

  • A agenda de resultados corporativos e indicadores da economia dos EUA, aliada à divulgação do avanço de 8,9% do PIB (Produto Interno Bruto) da China no decorrer do terceiro trimestre, causou certa volatilidade nos mercados mundiais. Os principais pregões da Europa fecharam negativos (em parte devido à compensação da queda de ontem nos EUA, quando as bolsa européias já estavam fechadas...), assim como algumas bolsas de valores asiáticas. Mas o noticiário agradou os mercados dos EUA, que fecharam positivos; o Dow Jones encerrou novamente acima dos 10.000 pontos, com alta de +1,33%; o volume foi consistente, acima da MM de 21 dias.
  • O Ibovespa apresentou leve volatilidade ao longo do dia, mas mantendo-se sempre no campo positivo; basicamente acompanhou as bolsas dos EUA, fechando com +0,99%, e acima do nível dos 66k. O volume financeiro, de R$ 5,72 bilhões, foi menor que nos dias anteriores.
  • O IFR ainda está aliviado e inflexionando um movimento para o alto; já o Estocástico Lento (EL) mantém-se apontando para um movimento descendente, saindo da área de sobrecompra. As Bandas de Bollinger cada vez mais fechadas e “preparando o terreno” para um movimento mais forte à frente.
  • O dia de hoje não apresentou muitas surpresas no noticiário, apesar da agenda carregada, e o Índice da bolsa paulista seguiu sem variações bruscas. Chamou a atenção o fato de que as altas incidiram basicamente sobre as ações mais líquidas; algumas Small Caps continuam apresentando volatilidade e testando suportes. Aparentemente, o IBOV seguirá em alta, mas tem que romper o topo recente nos 67.529, com bom volume, para testar o nível dos 69k; caso contrário poderá ficar congestionado por mais alguns pregões. O volume apresentado na alta de hoje não empolgou muito... ...olho vivo nos Stops...
    GOLL4 deixou um martelo invertido ontem, e hoje foi um dos destaques de alta, com bom volume...a observar amanhã...
    EMBR3 confirmou fundo, mas o volume poderia ser mais consistente...para engrenar, tem que romper a resistência nos 10,35...
    SLCE3 chegou a embalar uma alta no início do pregão, mas reverteu o movimento e buscou novas mínimas...vamos ver se reage amanhã...
    ALLL11 foi testar o importante suporte na MMe200 e teve pequena reação, mas fechando com nova queda...
    MPXE3 impressionou, anulando o candle de topo de ontem e emplacando forte alta, fazendo novo topo recente em fechamento.

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Alexandro,
vc falou que algumas small caps estao testando o suporte, poderia citar alguma?
Abs
Ronaldo.

Anônimo disse...

Fala, Ronaldo!
A própria SLCE3 que citei no post se enquadra nesse caso; SFSA4 também está em um ponto interessante, logo abaixo dos 6,00 mas se segurando nesse nível, por enquanto. WEGE3 é outra que pode reagir hoje, após parar na retração de 50% de fibo.
Abraço!
Alexandro

Google Analytics Alternative