segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Ibovespa: deixando um Doji, e mantendo os 65.000...

  • O dia iniciou com ganhos nos mercados mundiais, mas durante a tarde houve uma reversão do movimento ocasionando perdas tanto na Europa, quanto nos EUA. O setor financeiro liderou as baixas no mercado americano, em um dia de poucos indicadores e agenda “morna” lá fora. O Dow Jones encerrou o pregão com -1,05%, mantendo-se abaixo do nível dos 10k; o volume foi abaixo do dia anterior, mas acima da MM de 21 dias.
  • O Ibovespa iniciou o dia em alta, aproximando-se do nível dos 66k; porém, no início da tarde mais uma vez reverteu o movimento, acompanhando as quedas nos EUA e na Europa; nos últimos minutos do pregão, no entanto, descolou-se dos mercados externos e apresentou um breve rallye, fechando praticamente estável com +0,04%, permanecendo no nível dos 65.000 pontos; deixou um Doji (que significa indefinição do mercado). O volume financeiro, de R$ 5,44 bilhões, foi menor que no último pregão.
  • O IFR e o Estocástico Lento (EL) mantêm-se aliviados; o primeiro sinaliza a atual indefinição do mercado, apresentando um movimento quase na horizontal; já o EL ainda sinaliza para baixo. As Bandas de Bollinger começaram a abrir, com o candle chegando a forçar a banda inferior no intraday.
  • O mercado interno apresentou uma situação parecida com a ocorrida na sexta, quando iniciou positivo e logo reverteu as cotações; a diferença foi quanto ao fechamento, que de forma surpreendente mais uma vez reverteu o movimento, encerrando com leve alta. Esse fato demonstra que os compradores ainda apresentam certa força; a baixa de sexta somada à queda no intraday serviu para atrair investidores para as compras ao final do pregão. O Índice quase testou a MMe21, que pode se configurar em um bom suporte e em um ponto de novo arranque para o mercado, assim como aconteceu no dia 02/outubro.
  • A agenda foi fraca no dia de hoje, mas está bastante carregada até o final da semana; a notícia mais esperada é o PIB norte-americano a ser divulgado na quinta-feira. Nos EUA as quedas foram generalizadas e surpreendeu o descolamento do mercado por aqui. A fim de manter o atual movimento ascendente, o IBOV não pode perder o suporte nos 64.075; caso isso aconteça, poderá levar as cotações até os 62k. Compras no momento requerem cautela, como sempre, observando preferencialmente algum ponto de reversão sobre um suporte. As recomendações de sexta-feira ainda seguem válidas.
  • Nesta semana estou em Brasília, a trabalho, e devido a isso eventualmente a atualização do Blog poderá sofrer atrasos...

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa Viagem!!! Aguardamos o seu retorno!!! Abçs

Anônimo disse...

Obrigado! Por enquanto, estou conseguindo atualizar (mais tarde que o normal)...;)
Abç!
Alexandro

Google Analytics Alternative