domingo, 18 de outubro de 2009

Fundo imobiliário é opção para investir em imóveis sem ter de comprar um

Fonte: Anne Dias / UOL Economia

- Quem gosta de investir em imóveis mas não quer ter dor de cabeça com escritura, manutenção ou IPTU pode investir em fundos imobiliários.

- O investidor compra cotas de um imóvel e recebe o aluguel equivalente. Assim, o interessado pode comprar um escritório e meio ou três quartos de uma loja em um shopping center.
- Na tabela abaixo, compare a rentabilidade no primeiro semestre deste ano de alguns fundos imobiliários com a Bolsa de Valores, a poupança e o CDI:



Cuidados
- A aplicação é relativamente simples. Mas requer alguns cuidados.

- Os fundos imobiliários são fechados. "O investidor não pode pedir o resgate das cotas. Ou ele espera o vencimento ou vende no mercado secundário", diz a consultora Márcia Dessen, sócia da BMI. Mercado secundário é quando o investidor coloca seus títulos à venda na corretora ou no banco.

- O ideal é comprar as cotas logo na formação do fundo e não de outro investidor, via corretora. "Depois do lançamento há algumas despesas que tornam a negociação mais cara", afirma Sérgio Belleza Filho, consultor especialista em fundos imobiliários.

- Existem fundos imobiliários nos quais cada cota custa R$ 1.000. A fiscalização é feita pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

- "Os fundos imobiliários são bons para quem queira diversificar a carteira de investimentos, colocando um pouco de imóveis", diz o planejador financeiro Renato Roizenblit.

- E, como todo investimento, os fundos imobiliários também têm alguns riscos. Um prédio pode ficar com apartamentos vazios ou uma empresa pode entrar em dificuldades e parar de pagar o aluguel do escritório.

- Liquidez também pode ser um problema. Como estes fundos ainda não estão muito difundidos, muita gente não os conhece.

- "Se vender um imóvel às vezes já é complicado, imagine vender um título que representa uma porcentagem de um imóvel", afirma Lillian Gallagher, sócia da Investotal.

- Entre as vantagens está a isenção de Imposto de Renda. Mas, para isso, o investidor precisa ser pessoa física, comprar as cotas na Bolsa de Valores e participar de um fundo que tenha pelo menos 50 cotistas e nenhum dos cotistas pode ter mais do que 10% das cotas.

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

4 comentários:

Anônimo disse...

Alguns comentários:

Não concordo com a afirmação de que é mais fácil vender um imóvel do que cotas de fundos imobiliários. É exatamente o inverso! Vender um imóvel passa por achar um interessado, negociar, acertar o preço, tirar certidões, pagar cartório, pagar ITBI de 2%, pagar uma corretagem imobiliária nunca menor que 5%. Já vender cotas de um fundo imobiliário, desde que seja negociado na BOVESPA, é tão simples e rápido quanto vender ações. É certo que ainda não são muito conhecidos, portanto tem menos liquidez que as ações, mas os Fundos Imobiliários são MUITO mais líquidos que imóveis.

Jáa informação sobre isenção de imposto de renda nas distribuições pagas a investidores pessoa física só errou num ponto: não há nenhum problema se outros investidores possuírem 10% ou mais das cotas do fundo. O investidor que tem isenção é aquele que tem MENOS de 10% das cotas do Fundo, não importando para ele a participação dos outros cotistas.

Sérgio Belleza
(www.fundoimobiliario.com.br)

Anônimo disse...

Tudo bem, Sérgio?!
Inicialmente, obrigado pela visita e os esclarecimentos, além de colocar sua opinião pessoal.
Realmente, é contestável o que foi dito na reportagem a respeito da liquidez; também acredito que, apesar de pouco conhecido, as cotas de um fundo imobiliário oferecem muito menos transtornos na sua negociação; o único ponto contra seria a eventual desconfiança de outros investidores em adquirí-las (simplesmente por desconhecimento de seu mercado e potencial).
Quanto ao IR e ao limite percentual nas cotas, realmente foi esclarecedora a sua informação.
Abraço!
Alexandro

Anônimo disse...

Excelente artigo e comentário. Sobre informações básicas acerca de Fundos de investimentos sugiro esta postagem.

Nathan (Artigo do Fundo de Investimento) disse...

Bacana esse artigo, gostei. Afinal hoje em dia cada vez mais pessoas estão tomando coragem para optar por investimentos além da poupança.
Abraços !

Google Analytics Alternative