segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ibovespa, CMIG4 e PETR4 – sobre suportes...

- O Ibovespa se descolou dos mercados externos, encerrando o dia com queda de -1,12%; mais uma vez testou o suporte (cada vez mais forte...) dos 70.500 pontos. Apesar do dia positivo lá fora, as altas verificadas foram bem modestas, refletindo a ajuda à Grécia; aliás, ainda não é consenso entre analistas se os valores oferecidos vão encerrar a crise por lá, ou apenas servirão de paliativo temporário...

- O Dow Jones encerrou o pregão acima dos 11k, mas já encontra-se com os osciladores em área de sobrecompra; além disso, não será muito fácil consolidar e manter-se acima dessa importante resistência. O IBOV apresenta certo desgaste nos patamares atuais e sem um volume mais consistente provavelmente continuará congestionado entre os 70 e os 72k.

- Veja abaixo a continuação do comentário e os gráficos diários do Ibovespa, CMIG4 e PETR4:




- CMIG4 está testando novamente o suporte situado nos 29,00, onde costuma apresentar alguma reação compradora; para os mais agressivos, vale arriscar uma eventual entrada especulativa com o primeiro objetivo nos 29,48 e depois nos 29,69; o stop ficaria próximo dos 28,30.



- PETR4 teve um dia de fortes perdas e está muito próximo da confirmação de um Ombro-Cabeça-Ombro (OCO), onde o objetivo da queda ficaria situado próximo dos 30,50; vejam no gráfico que o volume de hoje foi superior à média... ...para acompanhar...


Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Alexandro,
olhando o grafico da CMIG, se traçarmos um LTB de CP que vem de 10/12/09 com o suporte horizontal que vc traçou, teríammos um triângulo cuja cotação estaria próximo ao seu vértice?
Ronaldo.

Anônimo disse...

Tudo bem, Ronaldo? Estava sumido, hein?!
Realmente, podemos dizer que há um triângulo descendente formado em CMIG4; e por ser uma figura baixista, há que se ter muita cautela caso venha a confirmar seu rompimento. A compra em suporte pode ser bastante rentável, mas embute um risco considerável, caso haja um rompimento.
A situação mais segura para uma entrada seria um candle confirmando fundo; como falei no Post, é válida uma entrada mais agressiva; porém, cadastrando um stop de perda para o caso do trade evoluir na direção oposta à esperada.
Abraço!
Alexandro

Anônimo disse...

Não estou sumido, leio quase que diariamente seu blog,evito fazer comentários de forma repetitiva, mas no caso da CMIG4 o grafico diario está bastante interessante no que refere-se aos pontos visualizados.Além do triangulo, outro ponto que está me chamando a atenção é que os candles estão espremidos entre a MM20 E MMM200, parece que está se formando um canal entre eles, a banda inferior de Bolinger esta sonte a MM 200, neste momento o candle bateu na LTB de CP e repicou, ou seja, a impresão que passa é que a CMIG está afunilando.
Abs
Ronaldo

Anônimo disse...

Estava olhando agora o gráfico; realmente, CMIG4 está congestionada entre essas duas médias (hoje chegou a romper a MME21); acredito que vai embalar se romper a LTB que passa próximo dos 30,00; o volume nos dois últimos pregões está razoável...para acompanhar...
Abraço!

Google Analytics Alternative