domingo, 4 de abril de 2010

Ibovespa, ECOD3 e algumas considerações para esta semana...

- Há uma forte expectativa de que o Ibovespa tenderá a buscar um teste em seu topo histórico que, afinal, está bem próximo da atual cotação de fechamento. Porém, não custa lembrar que estão mantidas algumas pequenas divergências de baixa relativas a volume, IFR e OBV (quando se compara aos níveis de janeiro, quando chegou nos 71k).

- Com isso, há que se ter certo cuidado e não se deixar levar pela emoção e excesso de otimismo (que mudam no mercado ao sabor do noticiário econômico); não é nada agradável comprar topo e, eventualmente, ter que ficar preso às suas aplicações durante um bom tempo até que o seu preço venha a ser recuperado (basta verificar quanto tempo aqueles que compraram no topo histórico, e não utilizaram stop, tiveram que manter em carteira seu ativos a fim de não incorrer em prejuízos...).

- Segue abaixo a continuação do comentário e o gráfico semanal do Ibovespa:




- A prévia do IBOV indica que ECOD3 entrará no Índice; esse fato é interessante para os comprados no papel, e para aqueles que têm intenção de adquirí-los, pois haverá um aumento substancial de liquidez nas suas negociações diárias; apenas para exemplificar, vários fundos que imitam o IBOV terão que comprar esse ativo para compor suas carteiras. Outro detalhe interessante seria uma eventual entrada da CIEL3, pois até a divulgação definitiva da nova composição esse ativo terá o número mínimo de pregões negociados (de forma a cumprir uma das exigências para compor o referido Índice).

- A divulgação, na última sexta-feira, dos dados de emprego nos EUA indicando alta histórica e superando expectativas de analistas foi positiva para a continuação da alta das bolsas mundiais; porém, em torno de 1/3 dos novos empregos criados foram temporários (para compor força de trabalho para um novo senso no país); ou seja, até que ponto esses dados podem ser realmente considerados relevantes...? Nesta semana, ainda teremos uma agenda econômica recheada de indicadores importantes por lá: entre outros, os maiores destaques da semana serão a ata do FOMC, o ISM de serviços, crédito ao consumidor e estoques no atacado.

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative