segunda-feira, 5 de abril de 2010

Ibovespa – pequena “Shooting Star” no topo...

- O dia de hoje iniciou empolgando os mais otimistas, com boa alta de vários ativos e uma situação tranqüila nos EUA, apoiada pelos indicadores favoráveis divulgados na última sexta-feira. O fato dos mercados na Europa se encontrarem fechados contribuíram para diminuir um pouco a liquidez, ocasionando volumes abaixo da média tanto aqui como nos mercados norte-americanos.

- A pequena alta do Ibovespa, de 0,22%, pode estar deixando à mostra, implicitamente, alguns sinais que indicam certo desgaste e eventual esgotamento do atual movimento (no curtíssimo prazo); tivemos hoje o sexto pregão consecutivo de alta (desde que testou os 68k) e o IBOV está acima das médias móveis de curto prazo. Observando o gráfico diário, no entanto, nota-se um afastamento considerável de sua MME21, que aliado aos osciladores (IFR e EL) sobrecomprados e ao tipo de candle deixado – uma “shooting star” – sugerem algum movimento de realização pela frente.

- Segue abaixo a continuação do comentário e o gráfico diário do Ibovespa:




- A idéia principal é não tentar adivinhar topo (pois o IBOV mantém firme sua tendência de alta), mas apenas monitorar os sinais que o mercado nos proporciona, de forma a estar preparado para não ser “pego de surpresa”... ...Outra observação importante é que o candle de hoje necessita de confirmação no pregão seguinte... ...por isso, vale acompanhar de perto o nosso Índice amanhã...

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative