domingo, 30 de agosto de 2009

Principais erros do investidor amador em ações.

  • Quem inicia a operar no mercado de ações costuma cometer certos erros constantemente verificados. Explicado principalmente pela psicologia, esses erros necessitam ser identificados e controlados para que, após evitá-los, se consiga resultados positivos e constantes.

    Os principais erros são:



    - Falta de humildade - o operador lê dois livros de análise gráfica e acha que já sabe tudo;
    - Excesso de otimismo e falta de disciplina - considera que, com toda a certeza, a operação será lucrativa e não utiliza o stop;
    - Sem metodologia - mudanças constantes na forma de operar e dos indicadores utilizados;
    - Informações em excesso e o viés de confirmação - o investidor procura ter conhecimento de todos os dados disponíveis, onde os mesmos geram muita confusão. Há também o viés de apenas reconhecer as informações que estariam de acordo com seu entendimento
    - Compra na alta e venda na baixa - atraído pela euforia do mercado a compra é efetuada, e apenas após consecutivas quedas, e contagiado pelo pânico, a venda com grande prejuízo é realizada.

    O investidor que queira obter lucros significativos e constantes e apenas pequenos prejuízos esporádicos, necessita de certo período de aprendizado, definir sua metodologia, operar de acordo com apenas o que vê no gráfico, e aplicar a máxima da análise técnica que é, maximizar o lucro e minimizar o prejuízo, localizando sempre, de acordo com a análise gráfica, os melhores pontos de entrada e saída.

    Fonte: Iniciante na Bolsa.

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative