domingo, 16 de agosto de 2009

Ibovespa: divagações para esta semana...


  • O Ibovespa, desde o seu fundo em outubro/2008, passou a seguir um canal de alta – definido por uma LTA, tocada quatro vezes (que foi rompida em março/2009 e ficou bem caracterizado pelo candle de queda, na saída, e de alta, no retorno) e uma Linha de Retorno (LR), que também foi tocada por quatro vezes.
  • Neste momento, pode-se visualizar que a cotação está na parte superior do referido canal, margeando uma outra Linha de Tendência iniciada no final de junho/09.
  • Na semana passada chegou a romper a resistência dos 57.000, mas não confirmou ainda esse movimento. Simplesmente olhando o gráfico do Índice, há uma tendência de avaliar que é questão de tempo (pode andar de lado) a chegada, e o toque, na LR do canal de alta, o que levaria à cotação dos 59.000/60.000 pontos – apesar da queda de sexta, se manteve acima das médias móveis, e o OBV ainda não sinalizou mudança de tendência; mas existem algumas divergências observadas quanto aos osciladores e indicadores técnicos: o volume vem diminuindo e o IFR segue o mesmo caminho (este, principalmente neste mês de agosto).
  • Já surgem alguns economistas e especialistas comentando que a BOVESPA, assim como caiu de forma irracional e rápida demais no final de 2008, também está repetindo em 2009 um movimento igualmente espantoso, agora na alta. A euforia que toma conta dos mercados atualmente (tanto aqui, quanto no exterior) não diz respeito a resultados bastante positivos das empresas, mas se devem principalmente à percepção que os resultados não foram “tão ruins quanto se esperava” (avaliem essa frase...). Alguns “estudiosos” já falam em 75.000 pontos para o IBOV no final do ano...
  • Interessante observar que desde a alta verificada a partir de julho até esta semana, o fluxo de investidores pessoa física vem diminuindo, enquanto que os investidores estrangeiros aumentaram proporcionalmente sua entrada em nossos mercados; isso significa que a saída destes últimos (altamente “sensíveis” ao noticiário econômico), por meio da venda de ativos, poderá afetar significativamente a rentabilidade do IBOV. Não custa lembrar que a nossa Bolsa de Valores já acumula, em 2009, alta de +50,83%.
  • A semana que está iniciando pode nos reservar boas surpresas... ...ou tristezas...
    E como eu disse no título, tudo isso são apenas divagações... ; )

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative