domingo, 19 de julho de 2009

Vale5 e Petr4 - Algumas observações...



Desde a crise que teve o seu ápice em outubro/2008, Vale5 vem seguindo um canal de alta; após buscar o fundo, naquela ocasião nos 19,89 , firmou uma recuperação nos preços até o nível dos 34,70 , novo topo desse movimento atingido em 20/maio/09. Nesse mesmo dia, o papel encontrou a forte resistência da Linha de Retorno (LR) do canal de alta, provavelmente acionando vários “Stop Gain”, que contribuíram para trazer a cotação de volta ao referido canal. Em junho/09 o papel enfrentou forte realização, culminando em julho/09 com o rompimento da importante LTA. Interessante notar que no dia 07/jul esse fato ficou bem caracterizado pelo alto volume, provavelmente reflexo dos “Stop” cadastrados pelos investidores. Da mesma forma, no dia 15/jul, quando o papel retornou para o canal de alta, o alto volume ficou bem caracterizado no gráfico (muitas ordens “start” de compra devem ter sido disparadas, em função de ter ultrapassado essa resistência).
Importante observar que o volume está diminuindo, antecipando talvez uma realização. Muita atenção para o nível dos 29,50 que, se for perdido, irá tirar o papel do seu canal de alta, podendo jogá-lo lá nos 25,00.




Verificando no gráfico, Petr4 segue sobre uma LTA iniciada no final de 2008; atingiu o seu “fundo do poço” nos 16,01 , teve um “pullback”, mas voltou a romper a linha, caindo até os 16,58.
Ainda em dezembro de 2008 retomou a LTA perdida e seguiu adiante em um bem definido canal de alta. Logo no início de julho/09 teve uma recaída, rompendo esse canal e assustando os investidores por caracterizar uma importante figura de reversão de tendência: o famoso e tão falado Ombro-Cabeça-Ombro (OCO). No entanto, ao atingir os 28,50 , teve uma bela reação que trouxe a cotação até os 31,50 nesta sexta-feira.
Apesar dessas últimas altas, o papel ainda não retomou a LTA e parou exatamente na LTB de curtíssimo prazo, iniciada em junho/09. O volume já está diminuindo, o que pode indicar alguma realização. Outro detalhe interessante a ser verificado no gráfico é o volume apurado desde dezembro/08: está seguindo uma linha descendente. (será que o canal de alta está perdendo sua força?)
Esta semana pode ser decisiva para Petr4: poderá ultrapassar a LTB e retomar o seu canal de alta, engatilhando um movimento forte para o topo; ou poderá realizar, incluindo aí até mesmo a perda da Linha de Pescoço (LP) do OCO (o que significaria que a alta foi apenas um “pullback”). Para observar e acompanhar...



Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative