sexta-feira, 3 de julho de 2009

Fundo Geração Programado FIA


Tratando sobre fundos de investimento que costumo acompanhar, agora uma breve análise pessoal sobre o Geração Programado FIA, administrado pela Geração Futuro Corretora.
Por alguns anos esteve sempre no topo, em sua categoria, no ranking da Revista Exame.
Pelo fato de possuir um valor inicial muito baixo para investimento inicial - R$ 100,00 , atrai tanto grandes quanto pequenos investidores. Por outro lado, tem uma taxa de administração de 4,00% ao ano, que pode ser considerada alta por alguns.
Uma grande qualidade que vejo é relativa à transparência, pois qualquer pessoa tem acesso a relatórios e à composição da carteira atualizada. O fundo tem uma boa composição de empresas pequenas, com capital considerável, o que permite que tenha assento no conselho das mesmas (Ex.: Plascar, Forjas Taurus).
Neste ano, está com uma alta acumulada de 36% (1° semestre), porém, em 12 meses ainda está negativo em -34%.
A maior alta em um mês foi de +27%, e a maior queda chegou a -21% (o que pode proporcionar euforia, na alta, ou uma tremenda dor de cabeça, na baixa!)
Alguns falam que as Small Caps já subiram demais este ano e podem estagnar ou até mesmo entrar em um período de realização – e isto pode afetar a rentabilidade deste tipo de fundo.
É uma opção a se considerar, desde que em um horizonte de médio a longo prazo (frase “padrão” quando se trata de ações), pois está sujeito a variações bruscas, positiva ou negativa, que podem afetar seriamente o humor do investidor no curto prazo.

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative