segunda-feira, 7 de junho de 2010

Ibovespa e USIM5 – começo de semana prometendo emoções...

- Apesar do Consumer Credit surpreender positivamente, revelando avanço ajustado sazonalmente de US$ 1 bilhão no montante de crédito concedido ao consumidor norte-americano, pesou a intimação da FCIC (Comissão de Inquérito da Crise Financeira, na sigla em inglês) ao Goldman Sachs, após acusações de fraudes em produtos atrelados ao subprime.

- Ajudando a compor o cenário negativo, a reunião de ministros das Finanças dos países que compõem o G20, durante o final de semana, falhou em assegurar passos que poderiam fortalecer a recuperação econômica global, ao afirmar que a retomada mundial ainda enfrenta “desafios significativos”. Ainda no continente europeu, na última quinta-feira o governo da Hungria alertou para situação fiscal, prevendo um destino semelhante ao da Grécia para o país; porém, ao perceber os temores negativos no mercado, o governo voltou atrás, ainda durante o fim de semana, e garantiu que atingirá sua meta para o déficit fiscal (mas o estrago já estava feito...).

- O resultado foram baixas ocasionadas mundo afora, em que os índices europeus encerraram negativos, acompanhados pelos pregões norte-americanos. O Dow Jones fechou com -1,16%, aos 9.816 pontos, próximo de importante linha de suporte (veja no gráfico).

- Veja abaixo a continuação do comentário e os gráficos do Dow Jones, IBOV e USIM5:



- O Ibovespa chegou a ensaiar movimentos no campo positivo, porém não resistiu à pressão vendedora predominante nos mercados, vindo a fechar próximo à mínima do dia; a volatilidade foi grande e o volume um pouco abaixo da média; encerrou com -0,80%. Os osciladores ainda possuem espaço para mais quedas, e o OBV não é nada animador, quase na mesma linha do fundo nos 57k; ao fechar abaixo da mínima da semana passada, o índice deixa um sinal bastante negativo para os próximos dias...



- USIM5 foi um destaques negativos do pregão, onde os papéis ligados a commodities mais uma vez foram os mais penalizados. Encerrou o dia com forte baixa de -4,53% (mais de -8,0% em apenas dois pregões); nota-se, ainda, que o volume foi acima da média nesses dias de queda, indicando o viés bastante negativo no curto prazo. Hoje perdeu um importante suporte, na linha dos 42,60, podendo agora realizar um teste nos 41,13. Próximos suportes nos 38,14 / 37,62 / 36,61 / 34,92.


Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative