terça-feira, 30 de março de 2010

Ibovespa – Indefinição próxima ao topo, e ativos abaixo de suas MME200...

- O Ibovespa está sentindo a proximidade do topo recente e, apesar de romper no intraday os 70k, não consegue fechar acima desse valor. A primeira resistência a vencer está nos 70.500; porém, falta volume para seguir em frente.

- Um detalhe que chama a atenção no gráfico diário do IBOV é a divergência de baixa no IFR e no EL; além disso, deixou hoje um doji, que caracteriza bem a indefinição da direção do mercado no momento atual.



- Segue abaixo a continuação do comentário e os gráficos de alguns ativos...


- O Dow Jones está em uma congestão no topo, entre os 10.800 e os 10.950; os osciladores encontram-se em área de sobrecompra e os volumes dos últimos dias não empolgam muito. Caso haja uma realização por lá, será sentida certa pressão vendedora no nosso mercado.



- Outros detalhes que também chamam a atenção são o fato de que vários ativos, com bons fundamentos, estão testando ou até mesmo estão abaixo de sua MME200 (veja os gráficos de alguns logo abaixo). As Blue Chips é que estão “carregando” o IBOV nestes últimos pregões, pois uma boa parte de outros papéis estão simplesmente “derretendo”... ...a tendência do nosso Índice ainda é de alta, sem dúvida, e tem como objetivo esperado um teste até mesmo em seu topo histórico; porém, não custa manter todo o cuidado nesses próximos dias, para o caso de uma eventual virada no movimento...

- Abaixo, os gráficos de TAMM4, CYRE3, IDNT3 e LUPA3:









Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

2 comentários:

Leonardo disse...

Depois de muito tempo análisando os candles dentro das congestões, eu apreendi que eles geram muitos sinais falsos nestes periodos. Mas tudo indica que vai cair.. Vamos ver para ver o que acontecer.

Bons negócios! Leonardo Sbardelotto

@leosbardelotto

Anônimo disse...

Fala, Leonardo! Tudo tranquilo?
Realmente os candles, muitas vezes, geram falsos sinais; por isso a importância de aguardar uma confirmação no pregão seguinte.
Estou achando o mercado um pouco esquisito nestes últimos dias...o negócio é aguardar uma definição mais clara...
Parabéns pelas excelentes análises postadas no site do Dalton Vieira. Costumo acompanhá-las frequentemente.
Abraço!
Alexandro

Google Analytics Alternative