domingo, 7 de março de 2010

Mercado de ações - semana interessante, e alguns papéis para acompanhar...

- A semana que passou foi positiva para os mercados acionários mundiais; os dados econômicos divulgados nos EUA, principalmente, agradaram e surpreenderam positivamente os analistas, assim como a situação da Grécia, que estava preocupando o mundo, foi minimizada, ao menos por enquanto.

- No mercado interno não houve muitas surpresas, e acabou seguindo o otimismo e o desempenho dos mercados norte-americanos. A entrada de capital estrangeiro neste mês de março sem dúvida está amparando novas altas para o Índice, que está subindo com volume consistente.



- Ao fechar na sexta acima dos 68.800 está “autorizado” a efetuar um teste próximo dos 70k, podendo até mesmo buscar o topo recente nos 71k; além disso, está configurando um Ombro-Cabeça-Ombro Invertido (OCOI), necessitando, para isso, romper a Linha de Pescoço (veja no gráfico).



- Segue abaixo a continuação do comentário e os gráficos de alguns ativos:


- Apesar de todo otimismo que está imperando nestes últimos pregões, contudo, há que se tomar certas precauções. Ao se aproximar de resistências importantes, principalmente as que estão próximas aos topos, há o risco de não vencê-las e, com isso, sofrer forte realização testando seus suportes mais próximos e significativos. Observando os gráficos, nota-se que no diário o IFR e o EL já estão em área de sobrecompra; porém, no semanal, ainda há espaço para mais altas.



- Com isso, é interessante acompanhar de perto a evolução do mercado, aproveitando as oportunidades de compra mas, ao mesmo tempo, se cercando de cuidados para não adquirir um ativo quando este está no topo, podendo amargar prejuízos ou necessitando ficar “preso” ao papel até que recupere a sua cotação...

- A respeito da enquete do Blog, sobre o que cada um espera do Ibovespa para o 1º semestre de 2010, verifica-se que a maioria dos votos (56%) se referiu a uma congestão entre o suporte nos 60k e a resistência do topo histórico nos 73k. Reflete certa cautela dos participantes, e é algo referendado por alguns analistas do mercado, que esperam melhor desempenho do IBOV no 2º semestre do ano. O meu agradecimento a todos que participaram e deixaram sua opinião, que é sempre significativa.

- Para esta semana, nos EUA, a agenda concentra indicadores de grande relevância para o mercado. Os maiores destaques são os números de vendas a varejo de fevereiro e balança comercial de janeiro. Ainda conta com estoque de empresas, orçamento mensal e a pesquisa de confiança do consumidor de Michigan. Na Europa, uma agenda de pouco indicadores, mas de grande peso. Os principais destaques serão as divulgações das produções industriais da França, Alemanha, Reino Unido e a Zona do Euro. E ainda, o relatório mensal do Banco Central Europeu e a pesquisa Sentix de confiança do investidor.

- Alguns papéis que julgo interessante acompanhar esta semana (gráficos abaixo):
- POSI3, CSAN3, BISA3: osciladores (IFR e EL) depreciados podendo gerar uma oportunidade de entrada;
- INPR3: chegou a emplacar boa alta na sexta, mas sentiu certa realização; está margeando um suporte importante;
- MAGG3: sofreu forte realização na sexta, mas teve uma reação impressionante ao final do pregão, apresentando volume bem acima da média;
- OGXP3: forte alta nesta sexta-feira com volume consistente; acima dos 16,83 arma um pivot de alta.









Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative