domingo, 24 de janeiro de 2010

Long & Short – momento interessante em PETR4 x VALE5...

- As operações de Long & Short funcionam basicamente assim (veja explicação mais detalhada na parte final da postagem):
* o investidor compra uma ação que ele acha que vai subir e vende outra que ele acha que vai cair, ou apresentar um desempenho pior do que a primeira, em um determinado período. Assim, mesmo que os dois papéis caiam – caso haja, por exemplo, uma crise no mercado – a operação poderá gerar ganhos, desde que a aposta do investidor se mostre correta e a queda da ação que ele comprou for menor do que a que ele vendeu.

- Particularmente considero interessante o momento para uma operação desse tipo em PETR4 x VALE5, pois o spread entre os ativos nunca esteve tão alto; durante esta semana chegou a R$ 11,00. Apesar da VALE5 ter fechado na sexta-feira com queda, e PETR4 valorizando, a diferença entre as duas está em R$ 9,00. Não custa lembrar que essa relação de preços já foi inversa até uns meses atrás...portanto... pode estar aí uma boa oportunidade para aqueles investidores mais experientes e/ou que suportam algum risco... ...mas é o tipo de operação que pode apresentar algum resultado somente após alguns meses...

- Um cuidado a observar, ainda, é o fato de PETR4 estar configurando um OCO (veja postagem aqui ) - detalhe que poderá contribuir para manter ou até aumentar a atual diferença de preços para a Vale nesses próximos dias...

- Veja abaixo mais detalhes sobre a montagem de um Long & Short:



Fonte: XP Educação

OPERAÇÕES DE LONG & SHORT:

O que é Operação de Long &Short?
A estratégia Long & Short consiste na compra e venda simultânea de ações. O objetivo principal é a obtenção de lucro no aumento do spread entre as duas ações, aproveitando momentos onde se tem distorções nos preços.

Essa modalidade de operação é uma boa estratégia quando não se acredita em uma tendência e sim numa possível distorção de preços. Não importa se ambos os ativos subirem ou caírem, desde que a posição a favor do movimento ande mais forte.

Existem modalidades distintas de long/short:
- mesmo setor: se compra e vende ações de empresas do mesmo setor específico. É uma modalidade que tende a apresentar oscilações menores do que as demais, pois minimiza os riscos gerais já que os impactos afetam o setor como um todo.

- setores diferentes: se compra ações de um setor e vende ações de outro. É fundamental ter conhecimento profundo sobre os setores em questão para operar nessa modalidade. E claro, estar informado sobre as empresas do setor.

Como funciona:
A operação na teoria não tem nenhum desembolso financeiro. Porém, como há uma margem de garantia para papéis vendidos (geralmente de 8% para papéis de primeira linha) em cima do volume da venda, há um custo adicional.

Observações:
- Operações devem ser realizadas no mesmo instante;
- Após a operação, é necessário confirmar que as ações compradas foram passadas para a carteira 23 (garantia) e as vendidas foram alugadas;


Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative