quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ibovespa – mais uma queda forte, e agora...?

- Interessante observar como o pânico começa a tomar conta do mercado... ...qualquer notícia, principalmente as ruins, são bastante valorizadas e causam grande influência nas cotações dos ativos. Vale lembrar que a bolsa não sobe indefinidamente e uma hora tem que haver alguma realização mais acentuada. É claro que começam a surgir notícias realmente importantes, como o aperto financeiro na China, assim como o discurso de Obama, que contribuiu para pressionar ainda mais os preços das instituições bancárias nos EUA.

- O Ibovespa configurou o rompimento de uma cunha, que é uma figura de baixa, e pode sentir um pouco mais quedas pela frente, em função do volume crescente nos últimos pregões; os papéis ligados a commodities foram os mais penalizados hoje, devido às notícias relacionadas à economia chinesa; PETR4 confirmou o tão falado OCO e agora está mais interessante para a venda, pois a projeção dessa figura poderá levar as cotações do ativo até os 30,00.

- Segue abaixo o gráfico diário e a continuação do comentário...




- A questão do Stop Loss agora vem à tona e faz o investidor pensar se é a hora, ou espera ao menos um repique... ...o que tem que ser avaliado é o prazo da aplicação; sem dúvida que os “especuladores” de curtíssimo prazo provavelmente já utilizaram o stop; a estratégia pessoal de cada um também conta nessa hora – se chegou em um percentual X de perda, que ficou definido como o limite para a operação, realiza o prejuízo e proteja o seu capital... ...enfim, mais do que nunca é uma decisão pessoal e que exige “frieza”.

- A tendência de alta do Índice ainda não foi alterada, mas...a realização pode continuar por mais alguns pregões. Em função dos osciladores em estado de sobrevenda pode surgir um repique; além disso, a MMe21 já está razoavelmente afastada e o candle está fora das Bandas de Bollinger. Vamos observar amanhã o comportamento do mercado...


Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative