domingo, 7 de fevereiro de 2010

Ibovespa – será que reage na LTA...?

- O Ibovespa encerrou a semana parando exatamente sobre sua LTA, que vem desde o fundo criado na crise de out/2008. Pode-se notar que no mês de março/2009 o Índice chegou a perder essa linha de suporte, mas logo voltou.

- No atual momento, é possível verificar no gráfico semanal que o volume foi mais forte que nas semanas anteriores, e o candle está forçando a banda inferior de Bollinger, que abre para baixo; além disso, está abaixo da MMe21 e o IFR, apesar de depreciado, ainda tem espaço para mais quedas antes de entrar em área de sobrevenda.

- Com isso, não é difícil que o IBOV ainda venha a testar os 60.000 pontos, que é um suporte forte e coincide no gráfico diário com a MMe200. Caso ainda mantenha o movimento de queda, tem como próximo suporte considerável os 55.000 pontos, que coincidem com a retração de 61,8% de Fibonacci (considerando o fundo em out/2008 e o topo recente nos 71k alcançado em jan/2010).

- Na última sexta-feira, o Dow Jones fechou levemente positivo, com um candle que pode sugerir algum indício de exaustão da queda recente; além disso, resistiu fechando acima de seu forte suporte psicológico nos 10.000 pontos.

- Todas essas características acabam gerando expectativa e dúvidas sobre o comportamento, nesta semana, dos índices dos EUA e Europa, e principalmente aqui. Alguns aguardam ao menos um repique mas, certo mesmo, é que teremos mais uma semana que promete volatilidade e fortes emoções nos mercados... ...por isso, toda cautela é fundamental, pois os riscos estão cada vez mais altos... ...

- Veja abaixo os gráficos do Dow Jones e Ibovespa:


- gráfico diário Dow Jones:

- gráfico semanal Ibovespa:


Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative