domingo, 21 de novembro de 2010

Mercado de Ações – empresas que abriram capital (IPO) em 2010 apresentam desempenho superior ao Ibovespa...

Fonte dos dados e Tabela: Vinícius Pinheiro, de “O Estado de S. Paulo”

- Os papéis de oito das dez companhias que abriram capital em 2010 registram retorno superior ao Ibovespa – principal índice da bolsa –, com ganhos que chegam a até 116%. O desempenho no mercado contrasta com a dificuldade que as empresas tiveram durante o IPO.

- Cinco companhias que entraram com pedido de registro de oferta este ano acabaram desistindo no meio do caminho. O caso mais recente foi o da Karoon Petróleo & Gás, que pretendia captar até R$ 1,772 bilhão no mercado e interrompeu o IPO na última semana. Entre as empresas que optaram por manter o processo, várias tiveram de aceitar um preço por ação abaixo da faixa inicialmente sugerida pelos bancos coordenadores para viabilizar a operação.

- O melhor desempenho em bolsa até o momento é da Multiplus (MPLU3). A empresa de programas de fidelidade controlada pela TAM acumula valorização de 116,25% desde a abertura de capital, em fevereiro. A única companhia que apresenta valor menor do que o obtido no IPO é a OSX Brasil (OSXB3) – que atua no setor de equipamentos e serviços para a indústria de petróleo.

- Controlada pelo empresário Eike Batista, a OSX registra queda de pouco mais de 20% desde o IPO, em março, quando captou R$ 2,450 bilhões.

- Veja abaixo a tabela com o desempenho das empresas que realizaram IPO em 2010:

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative